ÍNDICE
Breves Dados Geográficos
Breve História de Oslo
Como escolher um hotel
Como chegar a Oslo
Rede de Transportes
Principais Pontos Turísticos


Mapa de Oslo



A Oslo kommune (Câmara Municipal), para além de todo um conjunto de informações úteis, disponibiliza três excelentes vídeos


BREVES DADOS GEOGRÁFICOS

A cidade de Oslo fica situada a SE da Noruega, no fundo de um extenso fiorde com 100 Km de comprimento e 200 m de profundidade. Apesar de ser a capital do país e dos condados de Oslo e de Akershus, possui apenas cerca de 500.000 habitantes. É sede do Governo e o principal centro comercial, financeiro, industrial e cultural do País. O seu porto é o maior da Noruega, tanto a nível de carga como de passageiros. Possui indústrias químicas, texteis, alimentares, madeireiras, construção naval, electrotécnicas, maquinarias e artes gráficas. O turismo assume-se como uma indústria em franco progresso. Possui inúmeros museus, parques e estátuas. Entre as instituições culturais e educativas, sobressaiem a Universidade de Oslo (1811), com museus próprios de paleontología, etnografía e mineralogía; as faculdades de arquitectura, teología, veterinária, belas artes e música; a Academia Norueguesa de Ciências e Letras (1857); o Arquivo Nacional e o Instituto Nobel, que selecciona as pessoas ou as instituições para concessão do Prémio Nobel da Paz.



BREVE HISTÓRIA DE OSLO

Oslo foi fundada por Harald III da Noruega por volta de 1050, tendo-se convertido na sede da realeza em 1300. No decorrer do século seguinte, o seu porto cresceu em importância, tendo a cidade prosperado até se converter num destacado centro comercial. Em 1624, foi destruída por um incêndio. Cristian IV, rei da Dinamarca e da Noruega, reconstruí-a totalmente, tendo recebido o nome de Cristiânia em sua honra. Apenas em 1925 recuperou a sua anterior designação. No século XIX deu-se um espectacular renascimento a nível económico e cultural. Oa alemães ocuparam a cidade entre 1940 e 1945, durante a II Grande Guerra. Os Jogos Olímpicos de Inverno foram realizados nesta cidade, no ano de 1952.



IMAGENS DA NORUEGA


Fiorde dos Sonhos
(35 imagens)

Vøringsfossen
(3 imagens)

Krøderen
(3 imagens)

Gado caprino na estrada
(3 imagens)

Geiranger
(8 imagens)

Fiorde de Geiranger
(10 imagens)

Flåm
(10 imagens)

Bergen à noite
(6 imagens)

Steinsdalsfossen
(10 imagens)

Oslo - Parque Vigeland
(20 imagens)

Oslo - Câmara Municipal
(12 imagens)

Oslo Promotion - Site oficial de Oslo
Site ofical do Turismo Norueguês


COMO ESCOLHER UM HOTEL

A título meramente informativo, indicamos as páginas web de algumas instalações hoteleiras:


Golden Tulip Rainbow Hotel

Rica Oslo Hotel


All Oslo Hotels


COMO CHEGAR A OSLO

Oslo é servido por um aeroporto internacional. A SAS - Scandinavian Air efectua voos directos de Lisboa para Oslo. Nos Açores, A SATA realiza, também, diversos voos charter directos vocacionados, essencialmente, para a captação de turistas nórdicos.




Se viajar de carro, poderá encurtar o caminho utilizando a Ferry Clever desde a cidade dinamarquesa de Copenhagen. No final da viagem, a navegação através do fiorde de Oslo é paisagisticamente impressionante! Para além da existência de inúmeras ilhas, as margens estão cobertas de florestas salpicadas por grande número de localidades repletas de barcos de recreio, meio de transporte tão comum como o automóvel.




REDE DE TRANSPORTES

Oslo possui uma boa rede de autocarros, eléctricos, metropolitano e comboios locais. Esta cidade é um bom exemplo de respeito pela natureza, respirando-se, mesmo na zona central, a mais completa tranquilidade dado existirem, à sua volta, portagens rodoviárias com taxas de acesso tão elevadas que inibem as viaturas de entrar. Por outro lado, a inauguração de um novo túnel para tráfego rodoviário em Julho de 1995, melhorou substancialmente a circulação, evitando a passagem por zonas residênciais e libertando as ruínas do centro medieval. Antigas ruas como a Groenland e a Schweigaardsgate converteram-se em zonas arborizadas com pistas próprias para bicicletas.


PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS

Parque Frogner - Com mais de 150 estátuais do escultor norueguês Gustav Vigeland
Castelo de Akershus (1300)
Palácio Real (1848)
Storting - Parlamento (1848)
Oslo Kommune - Câmara Municipal
Catedral
Museu Nacional - Arte norueguesa e europeia
Museu de Artes Decorativas
Museu Folclórico Nacional
Museu Munch - Obras do pintor norueguês Edvard Munch
Museu Kon-Tiki - Alusivo às viagens marítimas de Thor Heyerdahl
Museu Marítimo
Museu do Fram
Museu dos Navios Vikings
Museu do Esqui


Ir para o início da página
© 2000-2009 O Leme