Portal > Turismo > Holanda > Amesterdão

Página Principal



O Leme - Turismo  - Página Principal



Directório


Agências de Viagens
Aluguer de veículos
Companhias Aéreas
Companhias Ferroviárias
Companhias Marítimas
Companhias Rodoviárias
Embaix. e Consulados
Eventos Turísticos
Hotelaria Outros Países
Hotelaria Portugal
Informações Meteorológicas
Informações Turísticas
Operadores Turísticos
Parques de Campismo
Portais Turísticos
Promoções Turísticas
Reportagens Fotográficas
Revistas Turísticas















































































































Informações fundamentais
Segurança
Como escolher um Hotel
Como chegar a Amesterdão

Rede de transportes
Língua oficial
Moeda local
Telecomunicações

O Tempo
Pontos turísticos
Eventos Culturais
Outros sites úteis


Os sites sobre Amesterdão cuja consulta recomendamos encontram-se redigidos em
Português        Francês        Inglês        Espanhol      e  Holandês

INFORMAÇÕES FUNDAMENTAIS

Amesterdão, construída sobre diques na foz do rio Amstel, é a maior cidade holandesa e o segundo porto mais importante. É uma urbe comercial por excelência, especialmente de produtos oriundos de outros continentes: café, cacau, chá, borracha... As suas principais indústrias são os estaleiros navais, a construção de máquinas e a lapidação de diamantes. Raras são as excursões organizadas que não incluem uma visita a uma fábrica de lapidação de diamantes. A mais conhecida fica junto aos Museus Van Gogh e Rrijksmuseum. Se o seu tempo for escasso, é preferível visitar estes museus. No primeiro, salienta-se uma vasta colecção de quadros de Van Gogh; no segundo, não deixe de se deleitar com inúmeras obras de pintores flamengos, dos quais destacamos a tela A Ronda da Noite, de Rembrandt.

Mas, se uma visita aos museus é culturalmente imprescindível, percorrer as ruas e os inúmeros canais da cidade (ver mapa) é absolutamente aliciante! Os prédios, com as suas fachadas estreitas repletas de janelas, são pintados de diferentes tonalidades, o que empresta à cidade um colorido muito próprio que nos remete para o século XVII, altura em que foram construídos os edifícios mais antigos.

A cidade é atravessada por mais de 100 canais, em cujas margens se encontram permanentemente atracadas barcaças onde residem, em permanência, milhares de cidadãos. Não realizar um passeio pelos canais é impensável! É Um dos modos mais aliciantes de observar os edifícios da cidade. Existe uma certa rivalidade entre Amsterdão e Veneza, disputando ambas o título de mais bonita. Não deixe de reparar no facto dos prédios serem um pouco inclinados para frente e possuírem uma espécie de gancho no topo, utilizado, ainda hoje, para içar móveis para os andares superiores, uma vez que os edifícios para além de serem estreitos têm escadas íngremes.

Se alugar uma bicicleta, poderá juntar-se à maioria da população da cidade que utiliza, desde tenra idade, este meio de transporte nas suas deslocações. É normal ver pessoas idosas a conduzir bicicletas, trazendo, atrás, os seus netos ou um cestinho com as compras... Aliás, deve ter muito cuidado quando circular pela cidade. Há pistas para bicicletas e para eléctricos. Não se deixe atropelar... E, por falar em eléctricos, recomendamos, vivamente, que os utilize, nas suas deslocações.

Delicie-se, ainda, com as inúmeras esplanadas e bancas de flores onde a túlipa, flor nacional, tem sempre um lugar cativo. Como em todas as grandes cidades europeias, encontramos artistas de rua em todos os locais: estátuas-vivas, músicos, actores, cantores...

Na nossa secção PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS, estabelecemos ligações aos respectivos sites oficiais. Se se deixou encantar pelo Diário de Ana Frank
e deseja visitar a casa onde esta viveu escondida cerca de dois anos antes de ser presa, deve ir muito cedo, pois, à porta do edifício, formam-se sempre grandes filas de espera.

Um dos aspectos mais curiosos de Amsterdão é o ar liberal que se respira na cidade. Como na Holanda os casamentos entre homossexuais são legais, não se admire se deparar com dezenas de casais homossexuais que, com toda a naturalidade, se beijam no meio da rua... O consumo, a detenção e o comércio de estupefacientes (incluindo as drogas leves) são proibidos e punidos pela Lei holandesa. No entanto, o consumo de pequenas quantidades (até 5gr) de drogas leves, dentro de condições restritas, designadamente nas chamadas coffeshops é tolerado. O bairro da prostituição, no centro da cidade, constitui um ponto turístico. Numa cidade em que tudo é permitido, é normal verem-se famílias inteiras passeando por essa zona e guias mostrando aos turistas as inúmeras sex-shops, e os “produtos” expostos em vitrinas. E aqui os “produtos” são, nem mais nem menos, que as próprias prostitutas seminuas com trajos e poses sugestivos... à espera de clientes. Os holandeses são pessoas extraordinariamente independentes, para quem o termo liberdade é para levar à risca.


Viajar - Holanda
Site Oficial do Turismo Holandês
Site Oficial do Turismo de Amesterdão


SEGURANÇA

Amesterdão pode ser considerada segura, embora existam as formas de criminalidade próprias das grandes cidades. Devem, por isso, ser tomadas precauções contra os carteiristas, designadamente nas zonas mais frequentadas de Amesterdão, no aeroporto de Schiphol e no tranfer de comboio até esta cidade.

Número telefónico de emergência: 112

COMO ESCOLHER UM HOTEL

Para que possa ter uma ideia das condições de alojamento praticadas em Amesterdão, indicamos, a seguir, as páginas web de algumas instalações hoteleiras:

5 estrelas: Crowne Plaza Amsterdam City Centre
4 estrelas: Hotel Toren Amsterdam
3 estrelas: Prinsen Hotel Amsterdam
2 estrelas: Aadam Wilhelmina Hotel Amsterdam
1 estrela:   Sphinx Hotel Amsterdam


hotels.nl
amsterdamhotels-discount.com
amsterdam.find-hotels.net
amsterdam.hotels-for-travellers.com
super-amsterdam-discount-hotels.com
amsterdam.cool-vacation.com


COMO CHEGAR A AMESTERDÃO

Devido aos seus encantos à sua posição geográfica, Amesterdão é uma das cidades mais visitadas da Europa. Não se recomenda a sua visita de carro, por ser difícil encontrar um lugar onde estacionar e, ainda, pelos cuidados a ter com a circulação dos eléctricos e das bicicletas. Para além do avião e das carreiras europeias de autocarros, esta cidade está ligada, por comboios, à rede ferroviária europeia.

Quase todas as companhias de aviação fazem escala no aeroporto que serve a cidade de Amesterdão: o Schiphol.

REDE DE TRANSPORTES

Amesterdão possui metropolitano e carreiras de autocarros e eléctricos. Não deixe de realizar um ou mais passeios de barco ao longo dos inúmeros canais que sulcam a zona histórica desta cidade.

LÍNGUA OFICIAL

A língua oficial é o holandês. A maioria da população domina outras línguas, nomeadamente o inglês. Poderá ouvir, com alguma frequência, pessoas a falar português, dado existir uma apreciável comunidade de povos lusófonos a residir e a trabalhar nesta cidade.

MOEDA LOCAL

A Moeda local é o Euro que pode ser levantada, tal como em Portugal, em inúmeras máquinas ATM idênticas ao Multibanco.

TELECOMUNICAÇÕES

Para além da rede fixa, podem ser utilizados, em rooming, os telemóveis aderentes a todas as redes portuguesas.

O TEMPO


Previsões para os próximos dias...

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS

Museu Van Gogh: Van Gogh Museum
Museu Rijks: Rijksmuseum
Museu Marítimo Holandês: Netherlands Maritime Museum Amsterdam
Museu Marítimo Holandês: Nederlands Scheepvaartmuseum Amsterdam
Museu Amstelkring: Museum Amstelkring
Begijnhof e Capela: Begijnhof and Chapel
A Igreja Velha: The Old Church
A Igreja Velha: De Oude Kerk
Museu StedelIjk: StedelIjk Museum
Casa de Ana Frank: La casa de Ana Frank
Casa de Ana Frank: Anne Frank Huis
Ponte levadica: Magere Brug


Mapa de Amesterdão



Site oficial de Amesterdão



Imagens de Amesterdão



Museu Van Gogh



EVENTOS CULTURAIS

Programa Cultural de Amesterdão

OUTROS SITES ÚTEIS

Embaixada Holanda em Lisboa
Identificar número telefone por endereço ou código postal
Páginas Amarelas holandesas
Lista Telefónica da Holanda

Obtenha informações complementares, consultando o Google e mais 30 motores de busca