ÍNDICE

Informações fundamentais
Segurança
Como escolher um Hotel
Como chegar a Helsínquia
Rede de transportes
Língua oficial
Moeda local
Telecomunicações
O Tempo
Principais pontos turísticos
Eventos Culturais
Outros sites úteis

Os sites sobre Helsínquia cuja consulta recomendamos encontram-se redigidos em

Português           Espanhol           Inglês           Francês           Alemão           Finlandês          

Mapa de Helsínquia
Map of Helsinki by www.hel.fi


Helsinki Card


INFORMAÇÕES FUNDAMENTAIS


Helsínquia (em finlandês Helsinki e em sueco Helsingfors) é a capital e a cidade mais importante da Finlândia (em finlandês Suomi). Segundo o censo de 31/12/2000, possui 555.000 habitantes, o que representa cerca de 10,7% da população total do país.

A Finlândia fez parte do Reino da Suécia desde o século XII até 1809, altura em que foi anexada à Rússia como Grão-Ducado Autónomo, passando o Czar a ostentar o título de Grão-Duque. Tendo declarado a sua independência a 6 de Dezembro de 1917, optou, a partir de 1910, por um regime republicano no qual o poder legislativo é exercido pelo Parlamento (composto por 200 membros e eleito por sufrágio universal por um período de 4 anos) e pelo Presidente da República (eleito por 6 anos). O actual presidente é Tarja Halonen, a primeira mulher a exercer esse cargo na Finlândia. O Primeiro-ministro é o social-democrata Paavo Lipponen.


Viajar - Finlândia
Helsínquia - Jovem, Enérgica e Natural
Páginas oficiais do Turismo da Finlândia
Finlândia Turística


SEGURANÇA


Helsínquia pode ser considerada uma cidade segura. Aconselha-se, no entanto, que, nas portarias das instalações hoteleiras, nos restaurantes e nas gares do transportes públicos, não deixe os bens pessoais sem guarda.

Telefones:     Polícia - 10022    Emergência Médica - 112

COMO ESCOLHER UM HOTEL


Para que possa ter uma ideia das condições de alojamento praticadas em Helsínquia, indicamos, a seguir, as páginas web de algumas instalações hoteleiras:


Hilton Helsinki Strand

Scandic Hotel Marski Helsinki

Hotel Helka

Hotel Arthur


General Hostel Information
www.hotelsfinland.com
Local hotels in Helsinki


COMO CHEGAR A HELSÍNQUIA


Helsínquia é uma cidade nórdica muito visitada. O seu porto é frequentado por todos os navios cruzeiros que sulcam o Mar Báltico e é lugar de partida dos ferries que se dirigem aos novos países da região: Estónia, Letónia e Lituânia.


Inúmeras companhias de aviação fazem escala no aeroporto que serve a cidade de Helsínquia: o Vantaa. Para percorrer os 18 Km que separam o aeroporto do centro da cidade, poderá utilizar um autocarro (€4,90) ou um taxi (€18,00).



REDE DE TRANSPORTES


Helsínquia possui metropolitano e carreiras de autocarros e eléctricos. O Helsinki Card, válido por 1, 2 ou 3 dias, permite-lhe, durante o período de vigência, efectuar viagens ilimitadas em todos os transportes urbanos. Se desejar viajar pelo país, aconselhamos que utilize a excelente rede dos caminhos de ferro filandeses.


LÍNGUA OFICIAL


Existem duas línguas oficiais: o finlandês falado por 93% da população e o sueco falado por 5,7%. No norte do país, cerca de 1800 pessoas falam o lapão. A maioria da população domina outras línguas, nomeadamente o inglês.


MOEDA LOCAL


A Moeda local é o Euro.
Existem, por todo o lado, caixas automáticas idênticas ao Multibanco, com a indicação Otto.
Aceitam:



TELECOMUNICAÇÕES


Os telefones públicos operaam com moedas ou cartões que podem ser comprados em diversos locais, nomeadamente nos quiosques R-kioski. Consulte a sua companhia de telemóveis em Portugal (TMN, Vodafone ou Optimus) para saber se o seu telemóvel está configurado para efectuar operações de rooming junto de pelo menos um dos quatro operadores finlandeses: DNA, Radiolinja, Telia e Sonera.


O TEMPO




Previsões para os próximos dias...


PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS


Empresas que efectuam excursões

Helsinki for you
helsinki Expert
kristina Cruises
Silja
Viking Line



EVENTOS CULTURAIS



Finland Festivals


OUTROS SITES ÚTEIS


Embaixada da Finlândia em Lisboa

MOTORES DE BUSCA FILANDESES

Ir para o início da página