ÍNDICE
Breve História de Mérida
Como escolher um hotel
Como chegar a Mérida
Rede de Transportes
Links
Principais Monumentos e Museus




Ruínas do Teatro Romano

Ponte Romana

Museu Nacional de Arte Romana

Mapa de Mérida
BREVE HISTÓRIA DE MÉRIDA

Augusta Emerita foi fundada por ordem do imperador Augusto, no ano 25 a.C., como prémio para os veteranos das legiões V Alaudae e X Gemina que lutaram contra os cantábricos e os asturianos. Roma designou-a capital de uma das provincias da península, a Lusitania. Como a maior parte dessa província romana é hoje território português, uma visita a Mérida, sua antiga capital, torna-se imprescindível. Tendo sido edificada no coração da Lusitânia, converteu-se, de imediato, num dos principais centros urbanos da Hispânia Românica. Após a decadência do império romano, a cidade manteve a sua grandeza assumindo-se, na época visigótica, como a segunda cidade em importância, imediatamente a seguir a Toledo, a capital. Durante a época muçulmana, Mérida perdeu a sua importância, devido às contínuas rebeliões dos seus habitantes contra o domínio do califado, o que levou Abderramán II a ordenar, no ano 842, como castigo, a destruição parcial da cidade. Começa, nesta época, um longo periodo de decadência da cidade, tanto a nível político como religioso. A reconquista cristã levada a cabo por Afonso IX em pouco contribuiu para o seu desenvolvimento. Apenas com o recento estatuto autonómico, Mérida começou a tornar-se numa próspera cidade, abarcando as duas margens do Guadiana. A antiga capital da Lusitânia conta hoje com mais de 60.000 habitantes orgulhosos da importância histórica da sua cidade, da ampla rede de serviços que têm à sua disposição e das excelentes infraestruturas hoteleiras construídas nos últimos anos. Desde 1993, esta cidade foi declarada, pela UNESCO, como Património da Humanidade.

COMO ESCOLHER UM HOTEL

A equipa d'O Leme que elabora as páginas sobre Turismo ficou instalada, na última vez que visitou esta cidade, no Hotel Las Lomas ****. Esta unidade hoteleira, situada numa colina fronteira à cidade, possui excelentes instalações. Tem, no entanto, o inconveniente de ficar a 2 Km do centro histórico e os quartos não disponibilizarem nenhum canal de TV em português, não obstante a maioria dos clientes estrangeiros ser de nacionalidade portuguesa. Confrontados com essa falta, foi-nos dito que a direcção do hotel havia adquirido um pacote satélite que não incluía qualquer emissão na língua de Camões... Apenas disponibilizavam canais em castelhano, francês, inglês, alemão e italiano... Sem comentários...
Para além do Hotel atrás referenciado, Mérida disponibiliza um diversificado conjunto de outras unidades, com os mais variados preços e serviços:


Meliá Mérida

Velada Mérida
Tryp Medea
Las Lomas
Parador de Merida

Nova Roma
Zeus

Cervantes
Lusitania
Los Milagros
Los Pinos
Puente

Vettonia
Hostal Residencia Senero
Nueva España
Bueno
Salud
El Torero

COMO CHEGAR A MÉRIDA

Mérida fica situada a 60 Km de Badajoz, junto à auto-estrada que liga Lisboa a Madrid. Partindo de Lisboa de carro e mantendo os limites de velocidade, atinge-se Mérida em cerca de 3 horas.

REDE DE TRANSPORTES

Mérida possui transportes colectivos e um mini-combóio que percorre os principais pontos de interesse turístico.

LINKS

Oficina de Turismo de España - Mérida
Mérida, Ciudad Patrimonio de la Humanidad

PRINCIPAIS MONUMENTOS E MUSEUS

    Consultar o Mapa de localização

Teatro romano, Anfiteatro y casa del Anfiteatro
Arco de Trajano
Templo de Diana
Alcazaba
Casa Mitreo
Puente río Guadiana
Acueducto de los Milagros
Acueducto de San Lázaro. Acueducto S. XVI
Yacimiento de Morerias. Muralla
Basílica de Santa Eulalia.
Templo de Marte.
Centro de Interpretación
Columbarios
Circo
Colección Arte Visigodo
Puente río Albarregas
Foro municipal
Embalse de Proserpina
Embalse de Cornalvo.
Parque natural de Cornalvo
Termas de Alange
Museo Nacional de Arte romano
Xenodochium (Hospital de peregrinos de época visigoda)
Ir para o início da página
© 2004 O Leme