Início Teatro, Cinema, Rádio e TV PORTUGAL

teatro, cinema, rádio e televisão do portugal



Adaptação ao cinema e TV de As Pupilas do Senhor Reitor, de Júlio Dinis

As Pupilas do Senhor Reitor, de Júlio Dinis, esteve na origem de inúmeras adaptações audiovisuais, tanto em Portugal como no Brasil.

Para além do filme português mudo de 1924 dirigido por Maurice Mariaud; Leitão de Barros produziu, em 1935, uma versão sonora, também a preto-e-branco, com a intervenção de Maria Matos.

Às 21:45 do dia 13 de janeiro de 1961, é projetado em antestreia, no cinema lisboeta Éden, uma nova versão de As pupilas do Senhor Reitor, realizada por Perdição Queiroga. Pela primeira vez em Portugal, este filme é rodado em cinemascópio.

Para a sua feitura, o realizador contou com a participação de Marisa Prado (Margarida), Anselmo Duarte (Daniel das Dornas), Isabel de Castro (Clara), Américo Coimbra (Pedro das Dornas), Maria do Carmo (Margarida, em jovem), Araújo Silva (Sr. Reitor), Alina Vaz (Francisca Esquina), Eugénio Salvador (Ezequiel), Elvira Velez (Tereza Esquina), António Silva (João da Esquina), Maria Cristina (Joana), Humberto Madeira (Dr. João Semana), Raul Solnado (Sacristão), Raul de Carvalho (José das Dornas) e João Guedes.

Fonte: Diário de Lisboa n.º 13680, de 13-01-1961, 40.º ano de publicação, p. 5

No Brasil, a TV Record em 1970 e a SBT em 1994/95, produziram telenovelas baseadas nesta obra.