Início Busca Magazine Efemérides

MAGAZINE
efemérides

Aconteceu a 23 de dezembro de 1960



Criação da Universidade Federal de Juiz de Fora

A 23 de dezembro de 1960, é criada a Universidade Federal de Juiz de Fora, reunindo estabelecimentos de Ensino Superior pré-estabelecidos nesta cidade do Estado de Minas Gerais.

Foi a segunda universidade federal a ser criada no interior do Brasil, a seguir à de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Os primeiros Cursos aqui ministrados foram Medicina, Engenharia, Ciências Económicas, Direito, Farmácia e Odontologia, seguidos de Geografia, Letras, Filosofia, Ciências Biológicas, Ciências Sociais e História e Jornalismo.

Na década de 70, com a Reforma Universitária, a UFJF passou a contar com três institutos básicos: Instituto de Ciências Exatas (ICE), Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).

Em 1999, uma nova unidade foi criada: o Centro de Ciências da Saúde, onde passaram a funcionar os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina.

Em 2006, foram criados o Instituto de Artes e Design (IAD) e a Faculdade de Letras (Fale).

Atualmente, a UFJF reúne 16 unidades académicas, agregando 36 cursos de graduação, 29 cursos de mestrados académicos, três mestrados do tipo profissional e 17 cursos de doutorado, com quase 19 mil alunos matriculados.

Esta Universidade tem vindo a prestar um valioso contributo para a formação de quadros para as empresas e organismos desta região.




TOPO