Início Busca Magazine Efemérides

MAGAZINE
efemérides

Aconteceu a 8 de dezembro de 1865



Nascimento de Jean Sibelius

LER E ESCREVER COMENTÁRIOS

A 8 de dezembro de 1865, nasce, em Hämeenlinna, o compositor finlandês Jean Sibelius.

Depois de, em 1885, ter concluído o ensino médio, Sibelius começa a estudar direito mas, em breve, abandona esta área para se dedicar exclusivamente à música, pela qual nutria uma inata paixão.

Estuda na escola de música em Helsínquia, atualmente denominada Academia Sybelius, em sua honra. Mais tarde, prossegue os seus estudos em Berlim (de 1889 a 1890), e em Viena (de 1890 a 1891), cidades onde florescia o espírito musical europeu.

Sibilius inspira-se nos amenos sons que exalam das paisagens campestres para modelar as suas composições. Daí se compreende que o monumento a ele dedicado em Helsínquia esteja inserido num aprazível parque da cidade.

Monumento a Sibelius, em Helsínquia

Em 1911, quando lhe foi diagnosticado um cancro (cancerPT-BR), transmuta para a música todo o seu anseio de viver, colorindo com uma musicalidade inexcedível as suas composições. Desta época sobressaem Luonnotar e sua Quarta Sinfonia.

Sibelius haveria de viver ainda mais quatro décadas e meia (faleceu em Järvenpää, a 20 de setembro de 1957), enriquecendo a música erudita do seu país com inúmeras outras composições, entre as quais poderemos destacar, Concerto para Violino e Orquestra em ré menor, Finlandia, Valsa Triste, Karelia Suite e O Cisne de Tuonela.

.




TOPO