Início Busca Magazine Efemérides

MAGAZINE
efemérides

Aconteceu a 6 de dezembro de 1185



Morte de D. Afonso Henriques

LER E ESCREVER COMENTÁRIOS

A 6 de dezembro de 1185, morre, em Coimbra, D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal.

Brevíssima síntese histórica

D. Afonso Henriques havia nascido a 25 de julho de 1109.

Era filho de D. Teresa de Leão e do Conde D. Henrique, detentor do governo do Condado Portucalense que fazia parte do Reino de Leão.

Após a morte do seu pai, o governo do condado passa para a sua mãe, D. Teresa, que continua a prestar vassalagem ao Rei de Leão, o que não agrada ao jovem Afonso que pretendia transformar o Condado Portucalense num reino independente.

Arma-se cavaleiro e, em 1128, vence na batalha de São Mamede a sua mãe e os que a apoiavam, nomeadamente o nobre galego Fernão Peres de Trava.

Afastada a sua mãe do poder, D. Afonso Henriques assume a governação, concentrando todos os seus esforços no reconhecimento do Condado Portucalense como Reino.

Em 1139, depois da vitória na batalha de Ourique contra um contingente mouro, D. Afonso Henriques proclama-se Rei de Portugal.

A 5 de outubro de 1143, através do Tratado de Zamora, D. Afonso Henriques faz as pazes com D Afonso VII de Leão, reconhecendo este último o Condado Portucalense como um reino seu vassalo.

Em 1179, a independência portuguesa no âmbito ibérico foi oficialmente reconhecida pelo papa Alexandre III, através da bula Manifestis Probatum, ficando o rei português a prestar vassalagem unicamente ao Papado.

D. Afonso, com o apoio dos elementos da segunda cruzada, toma Lisboa aos Mouros em 1147, prosseguindo as conquistas para sul, até ao Alentejo.




TOPO