Início Busca Magazine Efemérides

MAGAZINE
efemérides

Aconteceu a 3 de dezembro de 1953



Um disco voador surge na Inglaterra

LER E ESCREVER COMENTÁRIOS

Com a indicação de «reprodução proibida» no fim do artigo, O Primeiro de Janeiro de 3 de dezembro de 1953 insere uma notícia oriunda do seu correspondente londrino, segundo a qual um disco voador teria sido observado sobre a Inglaterra.

Esta notícia tinha a particularidade de a observação ter sido tornada pública pelo ministério da Guerra e não por organizações privadas dedicadas à divulgação de casos de avistamento de objetos voadores não identificados (Ovnis).

De acordo com aquele correspondente, «um objeto estranho» passou sobre Kent e foi registado por um radar do Exército instalado na parte sudoeste de Londres. Foi, também, avistado pelos aviadores Johnson e Smythe, que nesse dia voavam num avião «vampiro» a 6 600 metros de altitude.

Fonte: Primeiro de Janeiro n.º 331, de 3-12-1953, 85º ano de publicação, pp. 1 e 17

Notícias alusivas à passagem de discos voadores eram muito frequentes em meados do século passado.

Os jornais aumentavam muito a sua tiragem com notícias sobre objetos voadores não identificados, daí a indicação de «reprodução proibida».

A banda desenhada, também designada por histórias aos/em quadradinhos, em muito contribuía para a criação de todo um imaginário relacionado com extraterrestres que se deslocavam até ao planeta Terra utilizando como meio de transporte os discos voadores.

Muitas das observações efetuadas não passavam, porém, de efeitos atmosféricos mal interpretados ou de balões meteorológicos.

Não se poderá pôr também de parte a eventualidade de alguns países estarem a desenvolver projetos ultra secretos de aviões com a forma de discos voadores, tentando passar para a realidade a aerodinâmica atribuída pela ficção científica a estes objetos.




TOPO