Início Busca Magazine Efemérides

MAGAZINE
efemérides

Aconteceu a 2 de dezembro de 1825



Nascimento de D. Pedro II, imperador do Brasil

LER E ESCREVER COMENTÁRIOS

A 2 de dezembro de 1825, nasce, no Rio de Janeiro, Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Rafael Gabriel Gonzaga, que viria a ser o segundo e último imperador do Brasil.

Membro do ramo brasileiro da Casa de Bragança, era o filho mais novo do imperador Pedro I e da imperatriz Dona Maria Leopoldina de Áustria.

O primeiro imperador do Brasil abdicou do trono em seu favor no dia 7 de abril de 1831, quando este apenas tinha 5 anos de idade.

Três conflitos internacionais ocorreram sob o seu governo: a Guerra do Prata, a Guerra do Uruguai e a Guerra do Paraguai, tende saído vitorioso de todos eles.

D. Pedro II patrocinou o conhecimento, a cultura e as ciências. Uma das ações mais relevantes neste campo foi o patronato que deu ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, tendo cedido uma sala no Paço Imperial para a sua sede inicial. Para além de ter incentivado e financiado pesquisas deste Instituto, fez doações valiosas e presidiu a mais de 500 sessões.

Ganhou a admiração de grandes vultos das artes, das letras e da ciência da sua época, como Richard Wagner, Victor Hugo, Friedrich Nietzsche, Charles Darwin e Louis Pasteur, entre outros.

O Império do Brasil é derrubado através de um golpe de estado ocorrido a 15 de novembro de 1889.

Desgostoso, D. Pedro II retira-se para a Europa, onde passa os seus dois últimos anos de vida, tendo morrido em Paris, a 5 de dezembro de 1891.

Várias décadas mais tarde, é considerado um herói nacional e os seus restos mortais são transladados para o Brasil.


Família Imperial Brasileira em 1857, pintura de François-René Moreau patente no Museu Imperial. À esquerda de D. Pedro II encontra-se a sua esposa, D. Teresa Cristina e, à sua direita, as princesas D. Leopoldina e D. Isabel.




TOPO