Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 17 de novembro de 1822



Morte de Machado de Castro

A 17 de novembro de 1822, morre, em Lisboa, o escultor português Joaquim Machado de Castro.

Havia nascido em Coimbra, a 19 de junho de 1731.

É considerado um dos escultores que maior influência teve na Europa do século XVIII e início do século XIX.

Era filho do escultor Manuel Machado Teixeira e de sua primeira mulher, Teresa Angélica Taborda.

O seu pai, desejoso de lhe dar uma boa educação, entrega-o nas mãos dos Jesuítas, de quem recebe uma sólida formação humanista.

Em 1746, vai viver para Lisboa, onde, após uma passagem por uma oficina de santeiro, frequenta o atelier de José de Almeida.

Dez anos mais tarde, ingressa na Escola de Escultura de Mafra, criada em 1754 por D. José I, onde se torna assistente de Giusti.

Em 1771, é incumbido de esculpir a Estátua Equestre de D. José I, projetada por Eugénio dos Santos. Localizada em plena Praça do Comércio, em Lisboa, é a sua obra mais conhecida dos portugueses.

Esta estátua equestre foi inaugurada em 1775, com a presença do próprio rei D. José I, tendo-lhe valido a atribuição do grau de cavaleiro professo da Ordem de Cristo.

Mais tarde, é incumbido de coordenar o programa escultórico da Basílica da Estrela.

Outra obra sua bem conhecida dos lisboetas é a estátua de Neptuno, originalmente concebida para o Largo das Duas Igrejas, e que se encontra, desde 1925, no Largo D. Estefânia.

Entre as inúmeras esculturas que, a partir dessa época, nos legou, poderemos citar a estátua de D. Maria I, na Biblioteca Nacional; a estátua de D. João VI no Rio de Janeiro; Conselho, Generosidade e Gratidão, três peças existentes no Palácio da Ajuda e ainda presépios em barro, com destaque para o existente na Basílica da Estrela constituído por 500 figuras.

Leia também

ARTES PLÁSTICAS

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre Artes Plásicas que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.

Ligações externas




TOPO