Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 18 de setembro de 1865



O rei D. Luís inaugura o Palácio de Cristal, no Porto

A 18 de setembro de 1865, o rei D. Luís inaugura o Palácio de Cristal, erguido no antigo campo da Torre da Marca, pertencente à freguesia portuense de Massarelos.

A sua construção tinha sido iniciada em 1861, sendo o projeto da autoria do arquiteto inglês Thomas Dillen Jones. Na edificação deste edifício foi utilizado granito, ferro e vidro à semelhança do Crystal Palace de Londres. Dividido em três naves, media 150 metros de comprimento por 72 metros de largura.

Esta estrutura destinava-se a acolher a grande Exposição Internacional do Porto, que contou com 3139 expositores oriundos da França, Alemanha, Grã-Bretanha, Bélgica, Brasil, Espanha, e Dinamarca, para além de representantes dos Estados Unidos, da Holanda, do Japão, da Rússia e da Turquia.

Muitas outras exposições se realizaram neste edifício no decurso dos seus 86 anos de existência, como a Exposição das Rosas, em 1879, a exposição agrícola, em 1903 e a Exposição Colonial, em 1934.

Em 1933, a Câmara Municipal do Porto adquiriu o Palácio de Cristal assim como os jardins envolventes.

Durante muitos anos, o Palácio de Cristal desempenhou funções culturais idênticas às que hoje são prestadas pela Fundação Serralves ou pela Casa da Música.

Foi demolido em 1951, para dar lugar ao atual Pavilhão Rosa Mota, construído em betão armado.

Possuía um dos maiores órgãos de tubos do mundo que foi destruído à martelada!!!!!!

******

Na imagem que acompanha este artigo, observa-se, à esquerda, a reprodução de uma tela representando o rei D. Luís e, à direita, a cópia parcial de uma miniatura do Palácio de Cristal desenhada por Henrique Pousão, pintor português pertencente à 1.ª geração naturalista.

Leia também

ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre Engenharia, Arquitetura e Urbanismo que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO