Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 3 de setembro de 1758



Intercetada carruagem em que seguia D. José I, rei de Portugal

Na noite de 3 de setembro de 1758, a carruagem em que seguia o rei de Portugal D. José I é intercetada por três homens que disparam sobre os ocupantes. O monarca sai ileso.

Nunca ficou provado que fosse um atentado contra o Rei, considerando alguns historiadores que os tiros eram para um tal Pedro Teixeira com o qual o Duque de Aveiro tinha um diferendo.

Outros estudiosos pensam ter-se tratado de um assalto comum já que o rei viajava incógnito numa rua perigosa de Lisboa.

Outros encaram, ainda, a hipótese do primeiro-ministro Sebastião José de Carvalho e Melo ter-se aproveitado deste assalto para incriminar a família Távora e o Duque de Aveiro que lhe faziam frente, sendo este último visto por alguns elementos da nobreza como um forte candidato ao trono de Portugal em virtude de D. José I não ter um herdeiro masculino.

A imagem que acompanha esta efeméride é a reprodução de um desenho alegórico relativo ao hipotético atentado sofrido por D. José I da autoria de Francisco Vieira de Matos (1699-1783), existente no Museu de Lisboa.

Leia também

HISTÓRIA

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre História que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO