Início Busca Magazine Efemérides

MAGAZINE
efemérides

Aconteceu a 20 de agosto de 2018



Morte de Rui Alarcão, um homem de princípios e de valores, acérrimo defensor da autonomia universitária

Rui Nogueira Lobo de Alarcão e Silva nasce em Coimbra, a 22 de fevereiro de 1930.

Obtém o doutoramento em Direito em 1971.

Professor Catedrático desde 1978, lecionou na Universidade de Coimbra Teoria Geral do Direito Civil; Direito das Obrigações; Direito Comparado e Introdução ao Estudo do Direito.

Exerceu os cargos de Reitor da Universidade de Coimbra, Presidente do Conselho Diretivo da Faculdade de Direito, Professor Bibliotecário, Membro do Conselho de Estado, Membro da Comissão Constitucional, Membro do Conselho Nacional do Ensino Superior, Membro do Conselho Nacional de Educação, Membro da Comissão Redatora do Código Civil, Membro da Comissão Revisora do Código Civil e Chanceler das Ordens Honoríficas.

Foi distinguido com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, a Grã-Cruz da Ordem de Sant’Iago da Espada, a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, a Medalha de Ouro da Universidade de Coimbra, a Medalha de Ouro da Cidade de Coimbra, a Grã-Cruz da Ordem de Isabel, a Católica, a Grã-Cruz da Ordem do Visconde do Rio Branco, a Grã-Cruz da Ordem do Cruzeiro do Sul, a Cruz de Grande-Oficial da Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha e as condecorações de Grande-Oficial da Ordem da Coroa da Bélgica e Grande-Oficial da Ordem do Mérito da Itália.

Recebeu o doutoramento Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Universidade de Macau.

A Associação Académica de Coimbra atribui-lhe o estatuto de Sócio Honorário.