Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 1 de agosto de 1808



Guerra Peninsular: desembarque do Duque de Wellington em Portugal

Inserida nas chamadas Guerras Napoleónicas, teve lugar, na Península Ibérica, entre 1807 e 1814, a Guerra Peninsular, também conhecida em Portugal como Invasões Francesas e em Espanha como Guerra da Independência Espanhola.


Monumento à Guerra Peninsular, erigido em Lisboa

Nesta guerra confrontaram-se, de um lado, a Espanha e a França; do outro, Portugal e o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda, tendo influenciado, fora da Europa, a independência das colónias da América Latina.

Sob o comando do General Junot, tropas francesas entram em Espanha a 18 de outubro de 1807, tendo atingido a fronteira portuguesa a 20 de novembro.

A 30 do mesmo mês, chegam a Lisboa.

A Família Real e a corte portuguesa, acompanhados de 15 000 pessoas, haviam fugido, no dia anterior, para o Brasil, a bordo de uma esquadra naval protegida por naus britânicas, deixando o governo do território europeu de Portugal nas mãos de uma regência, com instruções para não resistir aos invasores.

Ficava, assim, vazio de conteúdo o decreto de Napoleão dando como banida a Casa de Bragança do trono de Portugal.


Duque de Wellington

A 1 de agosto de 1808, tropas britânicas, comandadas pelo futuro Duque de Wellington, desembarcam na Praia da Costa de Lavos, a sul da Figueira da Foz.

Juntar-se-iam, em Montemor-o-Velho, às forças de Bernardino Freire, comandante do exército português, a fim de lutarem contra o invasor francês.

Leia também

A Batalha do Buçaco




TOPO