Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 23 de julho de 1920



Data oficial do nascimento de Amália Rodrigues

Segundo o seu assento de nascimento, Amália Rodrigues, a expressão máxima do fado, teria nascido a 23 de julho de 1920, na rua Martim Vaz, na freguesia lisboeta da Pena.

A fadista pretendia, no entanto, que o seu aniversário natalício fosse celebrado a 1 de julho, data em que teria efetivamente nascido.

Amália Rodrigues é conhecida na maioria dos países mundo, tendo levado o nome de Portugal até às mais longínquas paragens, onde, ainda hoje, possui um apreciável número de admiradores.

Ela permanecerá eternamente no coração de todos os que tiveram a felicidade de a ouvir ao vivo ou simplesmente de escutar a sua voz nos suportes sonoros e visuais que nos deixou.

Cantou textos dos mais consagrados autores portugueses, incluindo poemas líricos de Camões e trovas do rei D. Dinis. Autores contemporâneos como Alexandre O'Neill, José Carlos Ary dos Santos, David Mourão Ferreira, Pedro Homem de Mello, ou Manuel Alegre, sentiram-se plenamente honrados por ela ter interpretado com a sua voz composições literárias suas.

Para além da língua portuguesa, Amália cantou em castelhano, galego, francês, italiano e inglês.

Faleceu a 6 de outubro de 1999, tendo o seu corpo sido depositado no talhão dos artistas do cemitério dos Prazeres mas uma última e derradeira homenagem lhe seria prestada: os seus restos mortais seriam transladados, a 8 de Julho de 2001, para o Panteão Nacional, onde apenas se encontram os mais ilustres portugueses, permanecendo o seu túmulo sempre repleto de flores ali colocadas por inúmeros admiradores.




TOPO