Início Busca Magazine Efemérides

MAGAZINE
efemérides

Aconteceu a 6 de julho de 1907



Nascimento da pintora mexicana Frida Kahlo

A 6 de julho de 1907, nasce, em Coyoacán, a pintora mexicana Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, mais conhecida por Frida Kahlo.

O seu pai ascendia de uma família luterana alemã e a sua mãe, católica devota, era de origem indígena. Apesar do casamento entre ambos ter-se revelado infeliz. tiveram quatro filhas, sendo Frida a terceira.

Inúmeras doenças e contrariedades assolaram a sua vida: aos seis anos contrai poliomielite que lhe deixa uma lesão no pé direito; aos 18 anos o autocarro (ônibusPT-BR) em que viajava choca com um comboio (tremPT-BR), causando uma fratura pélvica e hemorragia que a obriga a usar coletes ortopédicos para o resto da vida (ver tela em baixo).

Em 1929, casa-se, aos 22 anos, com Diego Rivera. Este enlace transforma-se num relacionamento aberto: Rivera aceita que a sua esposa tenha como amantes mulheres, mesmo elas sendo casadas, mas não aceita que tenha casos amorosos com homens.

Quando Frida descobre que Rivera mantinha um relacionamento com a sua irmã mais nova, separa-se do marido.

Passa a viver com novos amores, de ambos os sexos, mas acaba, em 1940, por se consorciar novamente com o seu anterior marido.

Este segundo casamento foi tão tumultuoso como o primeiro, passando ambos a viver em casas separadas, uma ao lado da outra, ligadas por uma ponte que permitia que se visitassem diariamente.

Todas estas vivencias se refletem na sua obra, composta por inúmeros retratos e autorretratos e por telas inspiradas na natureza, nos artefactos mexicanos e até num acontecimento trágico: um marido que assassina a mulher com um faca e que, perante o juiz afirma ter-se tratado apenas de unos cuantos piquetitos! (umas facadinhas de nada).

A 13 de julho de 1954, Frida Kahlo, que havia contraído uma forte pneumonia, foi encontrada morta.

O seu corpo foi cremado e as suas cinzas depositadas numa urna que se encontra patente na sua antiga casa, hoje Museu Frida Kahlo.

As suas inspiradas criações só passaram a ser conhecidas no mundo da arte nos anos 70 do século passado.

Galeria








TOPO