Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 10 de junho de 1580



Morte de Camões

A data de 10 de junho de 1580 é normalmente aceite como o dia da morte de Luís Vaz de Camões, o mais prestigiado poeta da língua portuguesa.

As fontes documentais sobre a vida de Camões são escassas mas, aparentemente, teria nascido em Lisboa, no seio de uma família da pequena nobreza.

Deve ter recebido uma sólida educação, pois a sua obra literária reflete um profundo conhecimento da história, dos autores clássicos e do latim.

Talvez tenha estudado na Universidade de Coimbra, mas não existem documentos que o comprovem.

Sabe-se, no entanto, que frequentou a corte de D. João III, onde, segundo a tradição, se teria envolvido amorosamente com algumas damas nobres e, fora daquele ambiente, teria levado uma vida boémia, repleta de episódios turbulentos.

Segundo a tradição, ter-se-ia autoexilado em África como militar, tendo ali perdido um olho numa batalha.

Aquando do seu regresso a Portugal, teria ferido um servo do Paço, ação que ocasionaria a sua prisão.

Perdoado, parte para o Oriente, encetando uma turbulenta viagem marítima que lhe permitiria descrever na perfeição n’Os Lusíadas - obra máxima de toda a literatura em língua portuguesa - a viagem de Vasco da Gama para a Índia, «por mares nunca dantes navegados».

Os Lusíadas, uma obra de poesia épica, composta de dez cantos, 1.102 estrofes e 8.816 versos em oitavas decassílabas, não se limita a descrever a descoberta do caminho marítimo para a Índia, abordando outros episódios da história de Portugal, numa procura de glorificação do povo português.

De volta a Portugal, publica Os Lusíadas, recebendo uma pequena pensão do rei D. Sebastião pelos serviços prestados à Coroa que, aparentemente, não foi suficiente para manter uma vida com a dignidade que merecia, tendo enfrentado inúmeras dificuldades financeiras nos últimos anos da sua vida.

Após a morte do épico português, a sua obra lírica – igualmente com um valor literário inexcedível – foi reunida na coletânea Rimas.

Camões tornou-se um símbolo da identidade portuguesa, tendo o 10 de junho, dia em que se comemora a sua morte, sido escolhido para celebrar o Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas espalhadas pelo Mundo.

Leia também

LITERATURA

Estamos a reunir diariamente, num único local, os artigos sobre Literatura que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.




TOPO