Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 7 de junho de 1494



Assinatura do Tratado de Tordesilhas

A 7 de junho de 1494, é assinado, na povoação castelhana de Tordesilhas, um tratado celebrado entre o Reino de Portugal e a Coroa de Castela, com o intuito de dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as Coroas fora da Europa.

Cristóvão Colombo havia chegado ao continente americano a 12 de outubro de 1492 e Isabel, a Católica, (1474-1504) reclamava para si esses territórios.

Embora não oficialmente, a coroa portuguesa já teria descoberto (ou achadoPT-BR) a costa oriental da América do Sul e a pretensão da coroa de Castela poderia por em causa a sua soberania sobre o território que mais tarde constituiria o Brasil.

Para salvaguardar essa descoberta (ou achamentoPT-BR), a coroa portuguesa conseguiu que o Tratado de Tordesilhas demarcasse como pertença sua todos os territórios compreendidos até ao meridiano que passa a 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão, no arquipélago de Cabo Verde.

Esta linha imaginária situada a meio caminho entre estas ilhas (então portuguesas) e as ilhas das Caraíbas descobertas por Colombo, permitiria englobar o Brasil na coroa portuguesa.

Este tratado seria ratificado pelo Reino de Portugal a 5 de setembro desse ano.

Leia também

HISTÓRIA

Estamos a reunir diariamente, num único local, os artigos sobre História que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.




TOPO