Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 29 de maio de 1919



Eclipse total do sol ocorrido na Ilha do Príncipe confirma teoria da relatividade de Einstein

A 29 de maio de 1919, durante um eclipse total do Sol ocorrido na Ilha do Príncipe, cientistas liderados pelo britânico Arthur Eddington validaram o encurvamento gravitacional da luz, provando que a teoria da relatividade proposta por Albert Einstein estava certa.

A Teoria da Relatividade abarca dois conceitos: a Teoria da Relatividade Especial ou Restrita, apresentada por aquele cientista alemão em 1905 e a Teoria da Relatividade Geral, por ele exposta dez anos mais tarde.

Einstein afirma que tempo e espaço são relativos e estão profundamente entrelaçados. Parece complicado? Talvez sim, mas nós estamos a escrever um artigo, utilizando palavras e exemplos muito simples, através do qual nos propomos descrever, de forma relativamente intuitiva, as bases fundamentais desses conceitos. Estamos a envidar todos os esforços para o publicar brevemente nesta página, assim como igualmente nas nossas secções ASTRONOMIA e O SABER NÃO OCUPA LUGAR.

Leia também

ASTRONOMIA

Estamos a reunir diariamente, num único local, os artigos sobre Astronomia que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.