Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 25 de maio de 1420



Infante Dom Henrique é designado governador da Ordem de Cristo

A 25 de maio de 1420, o Infante Dom Henrique foi nomeado Administrador da Ordem de Cristo, cargo que deteve até ao fim da vida.

O infante utilizou os imensos recursos desta Ordem para impulsionar as navegações marítimas dos portugueses, cujos barcos passaram a ostenter a Cruz de Cristo.

História da Ordem de Cristo

A Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo foi criada a 14 de março de 1319 através da bula pontifícia Ad ea ex-quibus do Papa João XXII, tendo sido herdeira da Ordem do Templo.

O rei D. Dinis, que havia intercedido junto da Santa Sé pela criação desta Ordem, ratificou-a numa cerimónia solene ocorrida sem Santarém, concedendo o castelo de Castro Marim para a sua Sede.

Em 1357, passa a ocupar, em Tomar, as instalações da antiga sede templária.

Foi secularizada em 1789, transformando-se numa ordem honorífica.

Foi extinta com a implantação da República, mas, em 1917, foi refundada como Ordem Militar de Cristo, passando a ter como seu grão-mestre o Presidente da República Portuguesa.

Leia também

HISTÓRIA

Estamos a reunir diariamente, num único local, os artigos sobre História que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.




TOPO