Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 19 de maio de 1910



Em 1910, aquando da passagem do cometa Halley junto à Terra, grande parte da população receou morrer

A penúltima vez que o cometa Halley passou junto à Terra foi em 1910. A sua maior aproximação desse ano ocorreu às 2 horas da manhã do dia 19 de maio, altura em que ocupou uma parte significativa do céu. O aumento da luminosidade noturna criou a sensação que a cauda do cometa envolvia o nosso planeta.

Como corria a ideia que a cauda do cometa Halley continha gazes venenosos que atingiriam a Terra, de oriente para ocidente, sobre a forma de um feixe luminoso, a população entrou em pânico.

Em Guimarães, berço da nacionalidade portuguesa, jornalistas do jornal local Independente sobem a um dos pontos mais altos da cidade e ali permanecem até para além das 3 horas da madrugada, para observar o fenómeno.

A edição de 21 de maio daquele semanário relata que «durante todo esse tempo a atmosfera esteve sempre empanada e sombria» não tendo sido possível descortinar o feixe luminoso que, caminhando de oriente para ocidente, deveria ter envolvido a Terra àquela hora, «nem ao menos se notaram no horizonte os reflexos aurorais que decerto iluminariam a atmosfera».

Não se concretizou, assim, o «fim do mundo» que algumas mentes menos esclarecidas preconizavam.

Fonte: Independente n.º 441, de 21-05-1910, 9º ano de publicação

Volvidos 76 anos, o cometa Halley voltaria a passar perto da Terra, a uma distância três vezes superior à de 1910, não tendo sido possível observá-lo em boas condições a olho nu.

A próxima passagem ocorrerá entre 2061 e 2062.

Leia também

ASTRONOMIA

Estamos a reunir diariamente, num único local, os artigos sobre Astronomia que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.




TOPO