Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 18 de maio de 1475



Nascimento de Afonso, Príncipe de Portugal (1475-1491)

A 18 de maio de 1475, nasce, em Lisboa, Afonso de Portugal.

Como único filho sobrevivente do casamento de D. João II com D. Leonor, caber-lhe-ia assumir o trono, aquando da morte de seu pai.

Em sua homenagem, D. João II de Portugal batizou de “Príncipe” a ilha mais pequena do arquipélago de São Tomé e Príncipe.

Casou-se, ainda criança, com Isabel de Aragão, filha primogénita dos apelidados reis Católicos Isabel I, de Castela e Leão e D. Fernando de Aragão.

Com a morte prematura de D. João, príncipe das Astúrias, segundo filho dos Reis Católicos e herdeiro indigitado destes, o trono de Castela, Leão e Aragão passaria para o príncipe D. Afonso de Portugal, uma vez que a sua filha primogénita estava casada com este e não havia mais filhos varões. Ficaria, assim, toda a Península Ibérica nas mãos de Afonso, futuro rei de Portugal.

A morte de Afonso de Portugal (ver imagem), ocorrida a 13 de julho de 1491, não permitiu que esta união ibérica se realizasse.

D. João II teve, pelo menos, mais dois filhos fora do casamento:

Por este último, o rei aparentava nutrir grande afeição. Para além de ter sido 2.º Duque de Coimbra, foi ainda Grão-Almirante de Portugal, 13.º Mestre da Ordem de Santiago e 9.º Administrador da Ordem de Avis.

Depois da morte de D. Afonso, o rei gostaria de lhe deixar o trono, mas o Papado, influenciado pelos poderosos Reis Católicos, opôs-se a esta sucessão, acabando por ser coagido a nomear como sucessor o Duque de Beja, seu primo, que viria a ser o futuro rei D. Manuel I de Portugal.

Saliente-se que D. Manuel I casou com a viúva de D. Afonso e, mais tarde, com D. Maria de Aragão e Castela, quarta filha dos reis Católicos mas o trono de Castela, Leão e Aragão passaria para Joana, a Louca, sua terceira filha.

A imagem que acompanha este artigo é uma cópia parcial de um quadro do século XVIII, existente no Palácio Nacional de Sintra, referente à prematura morte do Príncipe D. Afonso.

Leia também

HISTÓRIA

Estamos a reunir diariamente, num único local, os artigos sobre História que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.




TOPO