Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 7 de maio de 1985



Morte de Mota Pinto, político e professor Catedrático da Universidade de Coimbra

Acometido de ataque cardíaco, morre, a 7 de maio de 1985, na sua casa de Coimbra, o político e professor catedrático Carlos Alberto da Mota Pinto.

Havia nascido em Pombal, a 25 de julho de 1936.

Doutorou-se em Direito em 1970.

Lecionou na Universidade de Coimbra Teoria Geral do Direito Civil; Direito das Obrigações; Direitos Reais; e Direito Público da Economia, tendo sido nomeado Professor Catedrático em 1975.

Foi Vice-Reitor da Universidade de Coimbra e Presidente do Conselho Diretivo da Faculdade de Direito da mesma Universidade.

Foi autor de um manual de Teoria Geral do Direito Civil, utilizado por sucessivas gerações de estudantes da Universidade de Coimbra.

Deu aulas, igualmente, em outras universidades portuguesas, como a Universidade Católica e em algumas universidades estrangeiras.

Foi deputado à Assembleia Constitucional, membro da Comissão Constitucional, Ministro do Comércio e Turismo, Ministro da Defesa e Vice-Primeiro-Ministro.

Por iniciativa presidencial de Ramalho Eanes, desempenhou o cargo de Primeiro-ministro do IV Governo Constitucional, entre 1978 e 1979.

Foi distinguido com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo; a Grã-Cruz de Isabel, a Católica, de Espanha; a Grã-Cruz de Ouro da Ordem do Mérito da Áustria; a Grã-Cruz da Ordem de Danburg do Reino da Dinamarca e o grau de Grande-Oficial do Mérito Civil da Itália.

Leia também

HISTÓRIA

Estamos a reunir diariamente, num único local, os artigos sobre História que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.

Fontes documentais

Fonte: Diário de Lisboa n.º 21752, de 07-05-1985, 65º ano de publicação, pp. 1 e 5

Clique no logótipo a seguir inserido para aceder ao Diário de Lisboa de 7 de maio de 1985

Se estiver a utilizar um smartphone (telemóvel/celular), depois de aceder ao Diário de Lisboa, prossiga com os seguintes passos:

    • Clique em no canto superior direito e
    • escolha a opção Site para computador.




TOPO