Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 6 de maio de 1952



Morte de Maria Montessori

A 6 de maio de 1952, morre, em Noordwijk aan Zee, na Holanda, Maria Montessori, médica italiana pioneira da educação infantil.

Havia nascido a 31 de agosto de 1870, em Chiaravalle, na Itália.

Os seus progenitores desejavam que seguisse a carreira de professora mas, desde muito jovem, demonstrando grande interesse pelo estudo da matemática e da biologia, decide inscrever-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Roma, tornando-se numa das primeiras italianas a formar-se como médica.

A sociedade italiana da época mão admitia que uma mulher examinasse o corpo de um homem, o que a impediu de exercer a atividade para a qual se formara.

Como alternativa, aceitou um trabalho com crianças com necessidades especiais que lhe foi proposto pela clínica da universidade onde estudara, criando para elas métodos de aprendizagem que mais tarde ficariam conhecidos pelo seu nome.

O Método Montessori de Aprendizagem é composto por material de apoio com o qual a própria criança interage, criando conexões corretas.

Para Montessori, a liberdade e a disciplina equilibram-se, não sendo possível conquistar uma sem a outra. Os professores devem interferir o mínimo possível, privilegiando o princípio da autoeducação, tendo como base de aprendizagem o espaço escolar e o material didático.

Leia também

EDUCAÇÃO

Estamos a reunir diariamente, num único local, os artigos sobre Educação que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.




TOPO