Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 17 de abril de 1953



Diário de Lisboa evoca infância da atriz Maria Matos

A propósito da colocação de uma lápide na casa onde Maria Matos «nasceu, amou e chorou as suas primeiras lágrimas», o Diário de Lisboa de 17 de abril de 1953 evoca a infância desta atriz, encenadora e dramaturga portuguesa, começando por descrever a vida dos seus pais, José e Carolina:

«Numa casinha modesta, de três degraus virados sobre o passeio, vivia o casal infeliz. A casa era uma dependência do palacete dos Fonte e Arcada, à beira de Monte Olivete e o José – José de Matos Ferreira e Silva – tinha 37 anos e a menina, que escolhera para esposa, apenas 15. No dia seguinte ao do casamento, o noivo, desolado, fora entregar aos sogros a esposa que se recusara a desprender da fronte a sua coroa de flores de laranjeira. E só passado tempo o José, homem garboso, tímido e correto, dado às musas, nas horas vagas, pode estreitar nos braços aquela frágil e bonita Carolina que escolhera para esposa, agora convencida pelas razões de família…»

Leitura da notícia original

Clique no logótipo a seguir inserido para aceder ao Diário de Lisboa de 13 de abril de 1921.

Se estiver a utilizar um smartphone (telemóvel/celular), depois de aceder ao Diário de Lisboa, prossiga com os seguintes passos:

    • Clique em no canto superior direito e
    • escolha a opção Site para computador.

Leia também

TEATRO, CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO

Estamos a reunir diariamente, num único local, os artigos sobre Teatro, Cinema, Rádio e Televisão que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.




TOPO