Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 15 de abril de 1452



Nascimento de Leonardo da Vinci

A 15 de abril de 1452, nasce, na localidade de Anchiano, comuna de Vinci, Província de Florença, o pintor, escultor, arquiteto, engenheiro e cientista do Renascimento italiano Leonardo da Vinci.

Era filho do notário Pieri da Vinci e de um relacionamento extramatrimonial com uma camponesa chamada Caterina.

Estagiou no atelier do florentino Verrocchio, escultor, ourives e pintor renascentista que esteve ao serviço da corte de Lorenzo de Médici.

Leonardo da Vinci iniciou a sua carreira profissional em Milão, ao serviço Ludovico Sforza, tendo trabalhado posteriormente em Veneza, Roma e Bolonha.

Próximo do fim da sua vida, o rei Francisco I de França (1494–1547) atribui a Leonardo da Vinci o solar de Clos Lucé, próximo do Castelo de Amboise, sua residência no vale de Loire, a fim de aquele lhe construir um leão mecânico que pudesse caminhar para a frente, abrindo o peito e mostrando um ramalhete de lírios. Foi neste local que, a 2 de maio de 1519, morre Leonardo da Vinci.

Leonardo é muito mais que um exímio pintor, autor, entre outras, das conhecidas obras a Mona Lisa e A Última Ceia.

Legou-nos, nos seus cadernos de notas, desenhos e diagramas científicos que o posicionam tecnologicamente muito avançado para a sua época: desenhou, entre outras invenções, um helicóptero, um tanque de guerra, e uma calculadora. Previu, ainda, o uso da energia solar e sugeriu um casco duplo nas embarcações.

Considerado um dos maiores génios da Humanidade, foi responsável por um grande avanço do conhecimento nos campos da engenharia civil, da anatomia, da óptica e da hidrodinâmica.

Alguns dos seus trabalhos artísticos e científicos









Leia também

ARTES PLÁSTICAS

Estamos a reunir diariamente, num único local, os artigos sobre Artes Plásicas que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.

Ligações externas

Castelo do Clos Lucé - Parque Leonardo da Vinci



CENTER>

TOPO