Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 8 de abril de 1969



Marcelo Caetano: Conversa em Família

Os portugueses já se haviam habituado às frequentes reflexões políticas do presidente do Conselho Marcelo Caetano, transmitidas, em horário nobre, pela rádio e televisão.

Designadas por «Conversa em Família», pretendiam, tal como o seu nome indicava, apresentar-se perante o povo português como um pai dirigindo-se aos seus filhos, alicerçadas num conceito ideológico muito grato ao Estado Novo: «Deus, Pátria e Família».

A 8 de abril de 1969, entre outros assuntos, anuncia, para breve, a realização de uma viagem à Guiné, Angola e Moçambique, consideradas, na altura, províncias ultramarinas, a fim de demonstrar que «os portugueses estão unidos no mesmo espírito de solidariedade para sustentar e defender os interesses nacionais».

«Somos um só povo, formamos uma só nação, temos um só governo [...] em África, o que pretendemos é apenas valorizar a terra e dignificar a gente».

Fontes documentais

Fonte 1: Diário de Lisboa n.º 16632, de 09-04-1969, pp. 1 e 13

Clique no logotipo do Diário de Lisboa para aceder à edição online desse dia.

Se estiver a usar um smartphone, depois de aceder ao jornal, clique no menu existente no canto superior direito do ecrã e escolha a opção SITE PARA COMPUTADOR. Se seguir estes passos, poderá ler este jornal nas devidas condições, ampliando o texto das notícias.

Fonte 2: RTP Arquivos

Leia também

HISTÓRIA

Estamos a reunir diariamente, num único local, os artigos sobre História que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.




TOPO