Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 6 de abril de 1483
e a 6 de abril de 1520



Nascimento e morte de Rafael, mestre renascentista da pintura e da arquitetura

Rafawl, mestre da pintura e da arquitetura da escola de Florença durante o Renascimento, nasceu, em Urbino, a 6 de abril de 1483, tendo morrido, em Roma, no mesmo dia do ano de 1520.

É contemporâneo de outros dois grandes mestres do Alto Renascimento: Michelangelo e Leonardo da Vinci.

O seu pai, Giovanni Santi, um pintor de fraco valor artístico mas bem relacionado na corte do duque Federico da Montefeltro, impulsionador, em Urbino, de um dos centros culturais mais ativos de Itália, transmite-lhe as primeiras lições do seu ofício.

Em Urbino, Rafael contacta com os trabalhos de Luca Signorelli, Melozzo da Forlì e Paolo Uccello, adquirindo uma enorme experiência. Em 1500, com apenas 17 anos, já era considerado um mestre.

Com Perugino, Rafael aprende a técnica do afresco ou pintura mural, sendo por este muito influenciado na perspetiva e na relação proporcional entre as figuras, o que pode ser observado numa das suas primeiras obras, o Casamento da Virgem, de1504.

Algumas das suas obras mais representativas

Leia também

ARTES PLÁSTICAS

Estamos a reunir diariamente, num único local, os artigos sobre Artes Plásicas que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.




TOPO