
«Eu tenho um sonho. O sonho de ver os meus filhos julgados pela sua personalidade, não pela cor da sua pele».
(Martin Luther King)
A 4 de abril de 1968, Martin Luther King Jr é assassinado em Menhis.
Havia nascido em Atlanta, Geórgia, a 15 de janeiro de 1929.
Pastor protestante e ativista dos direitos civis dos negros norte-americanos, optou sempre por uma campanha de não violência e de amor ao próximo.
Liderou, em 1955, o boicote aos autocarros de Montgomery, com o objetivo de se opor à política de segregação racial vigente no transporte público da cidade.
Liderou a Marcha sobre Washington de 1963, onde fez o discurso "I Have a Dream".
Em 1986, foi estabelecido um feriado nacional nos Estados Unidos para homenagear Martin Luther King.
Em 1993, pela primeira vez, o feriado foi cumprido em todos os estados do país.
Clique no logotipo do Diário de Lisboa para aceder à edição online do dia 4 de abril de 1968.
Se estiver a usar um smartphone, depois de aceder ao jornal, clique no menu existente no canto superior direito do ecrã e escolha a opção SITE PARA COMPUTADOR. Se seguir estes passos, poderá ler este jornal nas devidas condições, ampliando o texto das notícias.
Estamos a reunir diariamente, num único local, as Biografias que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.