
A 7 de setembro de 1922, comemorava-se o primeiro centenário da Declaração de Independência do Brasil do Império Português.
Para celebrar este acontecimento, Gago Coutinho e Sacadura Cabral decidem encetar a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, entre Lisboa e o Rio de Janeiro.
A partida ocorre a 30 de março de 1922, a bordo do hidroavião Lusitânia.
Fonte: Diário de Lisboa n.º 303, de 30-03-1922, 1.º ano de publicação, pp.5 e 8
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A primeira travessia aérea do Atlântico Sul iniciou-se em Lisboa, às 7 horas locais de 30 de março de 1922.
Foi utilizado um hidroavião monomotor Fairey F III-D MkII, equipado com um motor Rolls-Royce, a que foi atribuído o nome de Lusitânia.
Sacadura Cabral exercia as funções de piloto e Gago Coutinho as de navegador.
No decorrer do voo, foi utilizado um horizonte artificial adaptado a um sextante, a fim de medir a altura dos astros, invenção de Gago Coutinho.
Usaram, igualmente, um corretor de rumos, para compensar o desvio causado pelo vento, invenção de ambos.
Durante a viagem, ocorreram acidentes com a aeronave que exigiram reparações prolongadas.
Chegados ao Arquipélago de São Pedro e São Paulo, em águas brasileiras, perderam um dos flutuadores, tendo sido necessário enviar, por via marítima, outro hidrovião, para concluir a viagem até ao Rio de Janeiro, onde chegarama a 17 de junho de 1922, concluindo, assim, a primeira travessia aérea do Atlântico Sul.
Com todos os percalços atrás referidos, a viagem realizou-se em setenta e nove dias, embora o tempo de voo tivesse sido apenas de sessenta e duas horas e vinte e seis minutos.
Foram entusiasticamente recebidos no Recife, em Salvador, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Na sua viagem de regresso a Portugal, são considerados heróis nacionais.
Em 1954, a TAP, companhia aérea de Portugal, convida Gago Coutinho para um voo experimental ao Rio de Janeiro num DC-4, antecipando a futura linha regular que seria estabelecida em 1961.
Estamos a reunir diariamente, num único local, os artigos sobre Aeronáuica que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.