Início Busca Magazine Efemérides

MAGAZINE
efemérides

Aconteceu a 19 de março de 1954



Nascimento do humorista Herman José

A 19 de março de 1954, nasce, em São Jorge de Arroios (Lisboa), o ator e humorista alemão Hermann José Krippahl, conhecido como Herman José.

Filho de pai com nacionalidade alemã e espanhola e de mãe portuguesa, Herman, apesar de sempre ter vivido em Portugal, nunca pediu dupla nacionalidade para não ser obrigado a participar na Guerra do Ultramar.

Estudou, desde os 5 anos de idade, na escola alemã de Lisboa, onde em criança já demonstrava possuir uma inteligência acima da média e uma propensão natural para a representação e o humor.

Na adolescência, compra uma guitarra em segunda mão onde aprende os primeiros acordes. Este instrumento encaminha-o para o mundo da música, tendo publicado diversos singles e albuns. Obtém o segundo lugar no Festival RTP da Canção com o tema A Cor do Teu Baton. Se tivesse ficado em primeiro lugar, talvez Portugal tivesse obtido uma honrosa classificação no Festival Eurovisão da Canção de 1983.

Nicolau Breyner reconhece o seu talento e com ele dá vida à rábula Sr. Feliz e Sr. Contente, um marco importantíssimo no panorama televisivo português.

Júlio Isidro convida-o a participar, aos domingos, no Passeio dos Alegres, onde cria o personagem Tony Silva, a que seguiriam, no decorrer da sua carreira, entre outros, José Estebes, Serafim Saudade, Doutor Pinóquio, José Cortes, Chica Pardoca, Yuri Tupolev, Américo Russo e Raposinho Pinto.

Herman foi convidado sucessivamente pela RTP, SIC e TVI para realizar os seus próprios programas humorísticos, Talk-Shows e Concursos dos quais destacamos O Tal Canal, Hermanias, Amor de Perdição, Casino Royal, Parabéns e Herman Enciclopédia.

De regresso à RTP, apresenta, neste canal televisivo, um talk-show onde continua presente o seu estilo irreverente.

Para além da televisão, teve programas na rádio, participou em nove filmes, foi proprietário do Teatro Tivoli e criou a sua própria produtora, a HZP (Herman Zap Produções).