Início Busca Magazine Efemérides

MAGAZINE
efemérides

Aconteceu a 14 de março de 2003



Morte da escritora portuguesa Maria Ondina Braga

A 14 de março de 2003, morre, em Braga, a escritora portuguesa Maria Ondina Braga, considerada um dos grandes nomes femininos da narrativa portuguesa contemporânea.

Havia nascido em Braga, a 13 de janeiro de 1932.

Na década de 1950, obtém a licenciatura em literatura inglesa na Royal Asiatic Society of Arts e aperfeiçoa o seu domínio da língua francesa em Paris, ao mesmo tempo que trabalha como enfermeira.

Permanece algum tempo em Angola, Goa e Macau, exercendo o professorado.

Em 1964, regressa a Portugal, onde passa a desenvolver uma intensa atividade como tradutora de obras de Bertrand Russel, Herbert Marcuse e Tzvetan Todorov, Erskine Caldwell e Graham Greene.

Simultaneamente, escreve obras de ficção, poesias e crónicas de viagens para além de manter uma colaboração literária regular com diversos jornais e revistas, dos quais destacamos o Diário de Notícias, o Diário Popular, A Capital, Colóquio Letras e Mulher.

Diversas obras suas foram premiadas: A China Fica ao Lado (1968) [Prémio do concurso de Manuscritos do SNI em 1966], Amor e Morte (1970) [Prémio Ricardo Malheiros], Noturno em Macau (1991) [Prémio Eça de Queirós] e Vidas Vencidas (1998) [Grande Prémio de Literatura ITF 2000].