Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 5 de março de 1990



Surge nas bancas o primeiro número do jornal Público

Idealizado no verão de 1988, aprovado em março de 1989 e lançado nas bancas a 5 de março de 1990, o jornal diário PÚBLICO aparece numa época em que ainda não havia nem Internet nem telemóveis e as famílias só tinham ao seu dispor dois canais de televisão para saber notícias duas ou três vezes por dia.

Este diário, projetado por diversos ex-jornalistas do semanário Expresso, viria a receber o apoio financeiro de Belmiro de Azevedo, presidente do grupo Sonae.

Na imagem que acompanha este artigo, pode observar-se os elementos da equipa que, a 1 de novembro de 1986, publicou o número zero do Público, tendo como principal tema o encontro entre Bush e Gorbatchov. Da esquerda para a direita e de cima para baixo, surgem José Alberto Lemos, Rogério Gomes, Leonor Pinhão; José Vítor Malheiros, Áurea Sampaio, Teresa de Sousa, João Cândido da Silva, Nuno Pacheco, Jorge Wemans; Joaquim Fidalgo, José Manuel Fernandes e Vicente Jorge Silva, que viria a ser o primeiro diretor deste órgão de informação.

Leia também

JORNALISMO

Estamos a reunir diariamente, num único local, os artigos sobre Jornalismo que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.

JORNAIS E REVISTAS

O Leme estabelece ligação direta à página inicial web de Jornais e Revistas de diversos países.




TOPO