Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 5 de março de 1946



Discurso de Winston Churchill em Fulton: «uma cortina de ferro se abateu sobre o continente»

Terminada a Segunda Guerra Mundial que assombrara o mundo entre 1939 e 1945, Churchill visita os Estados Unidos da América.

A 5 de março de 1946, perante o presidente Trumen, o primeiro-ministro britânico profere, em Fulton, no Estado de Missouri, um discurso sobre os problemas da paz e os perigos da guerra.

Da sua dissertação salienta-se as seguintes passagens:

«Não podemos ficar cegos perante o facto de que as liberdades desfrutadas pelos cidadãos de todo o império britânico não existem de facto num considerável número de países […]

Tenho uma viva admiração e considero muito o valente povo russo e o meu camarada de tempo de guerra, o marechal Estaline. Existem simpatia e boa vontade na Grã-Bretanha – e eu não duvido que o mesmo aconteça nos Estados Unidos – para com os povos de todas as Rússias. […]

Contudo, é dever meu apresentar-vos certos factos acerca da actual situação na Europa. De Stettin, no Báltico, até Trieste, no Adriático, baixou uma cortina de ferro através do continente. Atrás dessa cortina encontram-se todas as capitais dos antigos Estados da Europa Oriental. Varsóvia, Berlim, Praga, Viena, Budapeste, Belgrado, Bucareste e Sofia ficam atrás dessa cortina […]

Não acreditem que a Rússia Soviética deseja a guerra. O que ela deseja são os frutos da guerra e uma expansão indefinida do seu poderio e das suas doutrinas».

Fonte: Diário de Lisboa nº 8359, de 06-03-1946, 1ª. Edição, 25º ano de publicação, pp. 1, 3 e 8

LEIA, NAS DEVIDAS CONDIÇÕES, O DIÁRIO DE LISBOA

Se estiver a utilizar um smartphone (telemóvel/celular), após ter entrado no site do Diário de Lisboa, clique no canto superior direito do ecrã e escolha a opção Site para computador.

Leia também

HISTÓRIA

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre História que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO