Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 1 de março de 1904



Nascimento do chefe de orquestra e compositor norte-americano Glenn Miller

A 1 de março de 1904, nasce, em Clarinda, Iova, o chefe de orquestra e compositor norte-americano Alton Glenn Miller, visto por muitos como o expoente máximo do swing.

Entre os temas inesquecíveis que compôs poder-se-ão salientar In the mood (1939), Moonlight Serenade (1939) e They are Yanks (1944). Fundou a sua própria orquestra em 1938 e, durante a II Grande Guerra, enquanto esteve ao serviço da Força Aérea dos Estados Unidos, dirigiu uma banda com o seu nome, a Glenn Miller Army Air Force Band, atuando para os soldados americanos que combatiam longe da pátria.

A data de 15 de dezembro de 1944 é oficialmente considerada como a da morte de Glenn Miller, ocorrida num acidente de aviação, provavelmente sobre Canal da Mancha, embora a mesma esteja envolvida em polémica, pelo que recomendamos que clique no logótipo da BBC abaixo inserido, para ler um pormenorizado artigo sobre esta matéria.

Após a sua morte, a Glenn Miller Orchestra foi reconstituída sob a direção de Tex Beneke.

Anos mais tarde, a família de Miller contratou Ray McKinley, baterista da Glenn Miller Army Air Force Band, para organizar uma nova banda que ainda continua a atuar nos nossos dias.

Leia também

MÚSICA

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre Música que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO

TOPO