Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 28 de fevereiro de 1969



Maior sismo do século XX em Portugal

Na madrugada do dia 28 de fevereiro de 1969, ocorre o maior sismo havido em Portugal no século XX.

Atingiu principalmente o sul de Portugal Continental e a região de Lisboa, embora tenha também sido sentido na região norte.

Este sismo teve epicentro no Oceano Atlântico, a sudoeste do Cabo de São Vicente (36.01º N, 10.57º W), com magnitude avaliada em Ms=7.9 e Mw=8.0, sendo interpretado como resultado da compressão existente a sudoeste da Península Ibérica entre as placas Africana e Euroasiática.

A população entrou em pânico: inúmeras casas ficaram destruídas, pedras seculares de ameias de castelos tombaram no solo, houve quebras no fornecimento de eletricidade e as linhas telefónicas que conseguiram sobreviver intactas a este desastre ficaram tão sobrecarregadas que dificilmente se conseguia contatar os familiares.

O sismo provocou 13 vítimas mortais em Portugal.

Origem da imagem: Arquivo do Centro Europeu de Riscos Urbanos (CERU). A imagem foi colorida pelo magazine O Leme.

Os jornais da época esgotaram sucessivas edições que descreveram, em pormenor, esta ocorrência.

O Leme disponibiliza o acesso à terceira edição do Diário de Lisboa desse dia.

Se está a usar um smartphone, depois de aceder ao jornal, clique no menu existente no canto superior direito do ecrã e escolha a opção SITE PARA COMPUTADOR. Se seguir estes passos, poderá ler este jornal nas devidas condições, ampliando o texto das notícias.

Leia também

DESASTRES NATURAIS

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre Desastres Naturais que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO