Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 24 de fevereiro de 2000



Filme de Pedro Almodóvar é projetado na Ilha do Corvo

LER E ESCREVER COMENTÁRIOS

A 24 de fevereiro de 2000, o filme de Pedro Almodóvar Tudo Sobre a Minha Mãe é projetado na Ilha açoriana do Corvo, que desde há mais de 30 anos não via cinema em tela.

Sobre este assunto, o Diário de Notícias de 25 de fevereiro escreve que este filme «não deixará seguramente as marcas de Quando o Mar Galgou a Terra, a grande referência cinematográfica entre os mais velhos, dos tempos em que havia cinema ao ar livre, no adro da Igreja, ou Titanic projetado em vídeo e muito citado pelos jovens».

Segundo o mesmo jornal, o início da projeção do filme passou das 20 para as 21 horas por dois motivos: a lancha que deveria transportar o projetor da Ilha das Flores não apareceu, tendo sido necessário fretar uma embarcação local e a televisão transmitia, em direto, o jogo de futebol entre a Bélgica e Portugal.

Alguns espectadores saíram a meio da sessão, por não apreciarem a filmografia de Pedro Almodóvar, tendo um deles dito, ao Diário de Notícias, que «estava a gostar mas já se fazia tarde»…

Jorge Valadão, de 19 anos, afirmou, no fim da projeção, que teria preferido um filme de ação norte-americano e que, para além disso, «faltaram as pipocas»…

Numa ilha isolada, sem salas de cinema, apenas 50 dos 382 habitantes acabaram por assistir a esta sessão gratuita.

Fonte: Diário de Notícias nº 47820, de 25-02-2000, 136º ano de publicação, pp. 1 e 29




TOPO