Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Lembrado, todos os anos, a 21 de fevereiro



Dia Internacional da Língua Materna

A 21 de fevereiro comemora-se o Dia Internacional da Língua Materna, tendo por objetivo a promoção da diversidade linguística e cultural e o plurilinguismo.

Esta data, proclamada durante a Conferência Geral da UNESCO realizada a 17 de novembro de 1999, tem vindo a ser celebrada anualmente desde o ano 2000.

Das cerca de 6000 línguas faladas no mundo, metade está quase a desaparecer, não apenas pelo número de falantes estar a diminuir mas, principalmente, por existirem outros idiomas dominantes que se sobrepõem ao seu uso. É necessário salvar da extinção essas línguas, mediante o seu estudo e valorização.

A Língua portuguesa, na sua qualidade de sexta língua com maior número de falantes no mundo e primeira no Hemisfério Sul não está, felizmente, em risco de desaparecer. Considerando o número de falantes, apenas o Mandarim, o Castelhano (erradamente designado por Espanhol), o Inglês, o Hindi e o Árabe possuem um maior número de falantes. A explosão demográfica no continente asiático retirou ao Português a quinta posição que, durante muitos anos, ocupou.

Leia também

DATAS COMEMORATIVAS

Estamos a reunir, num único local, as Datas Comemorativas que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO