Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 19 de fevereiro de 1961



O dia em que surge o primeiro supermercado em Lisboa

Os lisboetas estavam habituados, havia já muitas gerações, a dirigirem-se ao balcão das mercearias e pedir ao empregado os géneros alimentícios que pretendiam adquirir.

Porém, a 19 de fevereiro de 1961, surge uma revolução neste costume: é inaugurado, no número 46-A da avenida de Roma, em plena cidade nova, um estabelecimento comercial bem diferente: os clientes levantam, à entrada, um cesto metálico (sim, metálico, ainda não eram em plástico) e percorrem corredores ladeados por prateleiras repletas dos mais diversos produtos alimentares, escolhendo aqueles que pretendem comprar.

E, espanto dos espantos: géneros alimentícios como o arroz, a farinha ou a carne já se encontram envolvidos em sacos de plástico com a indicação da pesagem e do preço!

Uma reportagem do Diário de Lisboa desse dia refere que «basta estender a mão, colocar o produto no cesto e avançar».

Algumas donas de casas exigem, no entanto, que o empregado da loja as acompanhe, carregando o cesto e «alguns homens receiam percorrer o estabelecimento com um cesto metálico», problemas que, na profética opinião do jornalista, «o tempo e o hábito resolverão».

Fonte: Diário de Lisboa 13716, de 19/02/1961, 40.º ano de publicação, p. 6

LEIA, NAS DEVIDAS CONDIÇÕES, O DIÁRIO DE LISBOA

Se estiver a utilizar um smartphone (telemóvel/celular), após ter entrado no site do Diário de Lisboa, clique no canto superior direito do ecrã e escolha a opção Site para computador.

Leia também

ESTILOS DE VIDA

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre Estilos de Vida que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO