Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 18 de fevereiro de 1957



A soberana britânica Isabel II inicia uma visita de Estado a Portugal

A soberana britânica Elisabeth II (conhecida como Isabel II em todos os países de língua oficial portuguesa, com exceção do Brasil que mantém o seu nome em inglês) inicia, a 18 de fevereiro de 1957, uma visita de Estado a Portugal.

Salazar, presidente do Conselho de ministros do Estado Novo, tudo fez para tornar inesquecível a presença da Chefe de Estado do mais antigo aliado de Portugal.

Aquele governante português tinha a perceção de que quanto mais faustosa fosse essa receção, mais entusiástica seria a cobertura que os jornalistas estrangeiros fariam desta visita, atenuando o isolamento em que a ditadura colocara Portugal.

Para o efeito, não se poupou a despesas para garantir o sucesso deste evento, embora questionasse alguns pormenores, como o gasto que iria ser feito com o aquecimento das salas de banquetes.

E o grande dia surgiu: o navio Britannia, onde o casal real se deslocara de Setúbal até Lisboa, fundeou a meio do Tejo e um faustoso e colorido bergantim com dezenas de remos (usado pela família real portuguesa e presentemente instalado no Museu da Marinha) transportou as ilustres visitas até ao Cais das Colunas, onde as mais altas individualidades portuguesas se perfilavam.

Depois dos cumprimentos, o casal real foi encaminhado para uma tribuna no Terreiro do Paço onde assistiu a um imponente desfile militar em sua honra.

Ao som de “God save the Queen”, um coche puxado por garbosos cavalos brancos conduziu o casal real pelas ruas de Lisboa, como se de um autêntico conto de fadas se tratasse.

O Diário de Lisboa desse dia, descreve, assim, o entusiasmo com que a população de Lisboa e arredores recebeu a monarca:

«A rainha Isabel teve hoje a mais bela receção de toda a sua gloriosa existência. Um verdadeiro jubileu de oiro! Uma apoteose histórica, em que participou a cidade inteira! Desde manhã que Lisboa ardia de entusiasmo, e que grandes ondas de alegria se cavavam, no meio da multidão – um milhão de pessoas – acumulavam-se nos passeios, enchiam as montras, convertiam as janelas em camarotes, ao longo de um enorme percurso de algumas dezenas de quilómetros».

No alto do Parque Eduardo VII, com Lisboa a seus pés, a rainha Isabel contemplou a cidade das sete colunas, enquanto subia no espaço uma revoada de onze mil pombos.

Este parque, anteriormente chamado Parque da Liberdade, fora assim rebatizado em 1903, em honra de Eduardo VII de Inglaterra, que visitara Lisboa em 1902 para reafirmar a aliança entre os dois países.

O Leme disponibiliza um acesso direto à leitura do Diário de Lisboa deste dia e, ainda, aos arquivos da RTP.

LEIA, NAS DEVIDAS CONDIÇÕES, O DIÁRIO DE LISBOA

Se estiver a utilizar um smartphone (telemóvel/celular), após ter entrado no site do Diário de Lisboa, clique no canto superior direito do ecrã e escolha a opção Site para computador.

Leia também

HISTÓRIA

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre História que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO