Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 2 de fevereiro de 1387



Casamento de Dona Filipa de Lencastre com D. João I, rei de Portugal

A 2 de fevereiro de 1387, D. João I, Mestre de Avis e primeiro rei da segunda dinastia portuguesa, casa-se, na cidade do Porto, com D. Filipa de Lencastre, filha de João de Gante, 1.º Duque de Lencastre e de sua mulher Branca de Lencastre.

A futura rainha de Portugal havia nascido em Leicester, na Inglaterra, por volta de março de 1360.

Este enlace foi acordado no âmbito da Aliança Luso-Inglesa contra o eixo França-Castela.

Fernão Lopes na Crónica de el-rei D. João I, atribui a esta rainha uma generosidade extrema que em muito contribuiu para a estima que o povo por ela nutria. Retrata-a, ainda, como possuidora de uma cultura muito acima da média, tendo introduzido bons costumes na corte portuguesa, incluindo boas maneiras à mesa.

Todos os seus filhos que chegaram à idade adulta (Ínclita Geração) ficaram conhecidos na Europa pela instrução esmerada que esta lhes transmitiu:

Vitimada pela peste bubónica, faleceu, em Odivelas, a 2 de fevereiro de 1415, uns dias antes da partida da expedição portuguesa a Ceuta.

Encontra-se sepultada na Capela do Fundador do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, mais conhecido como Mosteiro da Batalha.


Leia também:

D. João I, «Rei de Portugal e do Algarve e Senhor de Ceuta»

MAIS ARTIGOS SOBRE HISTÓRIA

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre História que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO