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EFEMÉRIDES

Aconteceu a 29 de janeiro de 1886



Karl Benz patenteia o primeiro motor automóvel movido a gasolina

Desde a antiguidade, a Humanidade sempre desejou ter um veículo que se locomovesse por seus próprios meios, sem necessitar de ser puxado por cavalos ou outros animais possuidores de grande força muscular.

Em 1769, surgiram as primeiras máquinas cujas rodas se moviam sobre carris, impulsionadas pelo vapor produzido por uma caldeira alimentada a carvão e a outros materiais combustíveis. Estava, assim, inventado um novo meio de transporte que passou a ser conhecido por Caminhos de Ferro.

Essas máquinas eram muito pesadas e barulhentas, exigindo ser acompanhadas de um vagão com o material necessário para alimentar a caldeira.

Era preciso encontrar um veículo leve, com um combustível menos pesado e eficiente, que pudesse circular fora dos carris.

Várias tentativas foram sendo realizadas nesse sentido: em 1860, o francês Étienne Lenoir construiu o primeiro motor de combustão interna à base de gás de iluminação, tendo afirmado, três anos mais tarde, que adaptara um desses motores a um veículo. Porém, não existem provas que confirmem que tenha obtido um resultado satisfatório.

O motor de Lenoir havia sido concebido para máquinas estacionárias. Para o adaptar a um veículo, era necessário reduzir as suas dimensões, sem prejuízo do desempenho, tarefa que foi conseguida por Nicolaus Otto, um negociante estabelecido na cidade alemã de Colónia: o seu motor, além da injeção, explosão e exaustão, passou a comprimir o combustível. Estava descoberto o princípio dos quatro tempos.

Inúmeras outras pessoas, trabalhando independentemente, continuaram a desenvolver um motor cada vez mais eficiente, nomeadamente, Gottlieb Daimler, (1834-1900) em Cannstatt, e o engenheiro Karl Friedrich Benz (1844-1929), em Mannheim.

Nos primeiros dias de 1886, Benz constrói uma verdadeira obra-prima de engenharia, ao instalar um motor de quatro tempos num triciclo, conseguindo atingir a velocidade estonteante de 15 quilómetros por hora!

A 29 de janeiro desse ano, Benz regista a patente DRP 37435, referente ao seu automóvel, passando o mesmo a ser construído pela Fábrica de Motores a Gás Benz & Cia., de Mannheim.

E assim, a Humanidade passou a ter à sua disposição o primeiro automóvel.

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