Motor de Busca Magazine Biografias

MAGAZINE
BIOGRAFIAS


Mais Biografias

Maria Teresa de Almeida Rosa Cárcomo Lobo nasce a 18 de fevereiro de 1929, em Malange, Angola.

Licencia-se em Direito pela Universidade de Lisboa e conclui o Curso Complementar de Ciências Jurídicas.

Em Macau, trabalha como notária e professora do Liceu.

Em Moçambique, exerce as funções de docente do Instituto de Educação e Serviço Social de Lourenço Marques (atual Maputo), chefe do Gabinete de Estudos Económicos e Financeiros do BNU, presidente do Centro de Estudos Corporativos da Sociedade de Estudos de Moçambique, consultora jurídica da Junta Provincial de Povoamento de Moçambique, do Instituto do Algodão de Moçambique e da Cooperativa Agrícola do Limpopo.

Em Lisboa, desempenha as funções de chefe do Gabinete de Estudos Económicos e de Relações com Organismos Internacionais da Junta Nacional do Azeite e de subsecretária de estado da Saúde e Assistência, de 21-08-1970 a 11-07-1973, tendo sido a primeira mulher a desempenhar cargos governativos em Portugal.

Como parlamentar na XI Legislatura (1973-1974) pelo círculo do Estado do Índia,

  • Intervém na apreciação, na generalidade, da proposta de lei de autorização das receitas e despesas para 1974;
  • Participa na discussão, na especialidade, da proposta de lei do IV Plano de Fomento;
  • Apresenta um requerimento solicitando diversas informações relacionadas com a ação do Comissariado do Governo para os Assuntos do Estado da Índia;
  • Apresenta um requerimento relativo a aspetos da proteção e defesa dos animais e
  • Entra no debate, na generalidade e na especialidade, da proposta de lei sobre transplantações de tecidos ou órgãos de pessoas vivas.
  • Depois de 25 de Abril de 1974, fixa-se no Brasil, exercendo a sua atividade em diversas empresas e dirigindo a Federação das Associações Portuguesas e Luso-Brasileiras.

    Em 1993, é nomeada Juíza Federal da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, na titularidade da 28ª Vara Federal, onde permanece até ser aposentada, em fevereiro de 1999.

    Agraciada com o Colar de Honra do Mérito Judiciário pelo Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, atuou como Advogada e Consultora Jurídica em matéria internacional, e destacou-se como colaboradora no "Jornal do Commercio" com a coluna Globalização e Integração.

    Foi Conferencista e palestrante sobre temas relativos à Reforma do Código de Processo Civil, ao Direito Comunitário Europeu e ao Mercosul, no Brasil e na Argentina.

    É Membro do Conselho Permanente da Associação de Juristas dos Países de Língua Portuguesa; da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais; e da Comissão Permanente de Direito Comercial do IAB. Entre outras homenagens, foi agraciada pela Chancelaria para a América do Sul da The Open International University for Complementary Medicines com a Ordem do Mérito, no Grau de Comendador; e também com a Medalha Eça de Queiroz, concedida pelo Instituto para Cultura e Ciência Jurídica Luso-Brasileira.

    Foi coordenadora redacional da Revista de Direito do Mercosul/ Revista de Derecho Del Mercosur; professora de Direito Comunitário na Pontifícia Universidade Católica do Estado do Rio de Janeiro - PUC; e Diretora Cultural do Instituto dos Advogados Brasileiros - IAB.

    É Autora dos livros Ordenamento Jurídico Comunitário e Manual de Direito Comunitário e coautora de muitos outros títulos de grande relevância, sendo, ainda, Assessora Especial da Escola de Magistratura Regional Federal da 2ª Região.

    Fonte 1: A Capital n.º 895 (2.ª Série), de 20-08-1970, p. 1 e 24
    Fonte 2: Parlamento Português
    Fonte 3: Justiça Federal do Brasil