Início Magazine

MAGAZINE
astronomia

Século XXI



Os 14 movimentos do planeta Terra

LER E ESCREVER COMENTÁRIOS

O planeta Terra executa 4 movimentos principais e 10 secundários.

Movimentos Principais

Rotação

A Terra gira em torno do seu próprio eixo a cerca de 1700 quilómetros por hora no Equador, diminuindo esta velocidade nas restantes regiões à medida que estas se vão situando mais perto dos polos. Este movimento, que dura aproximadamente 24 horas, dá origem à sucessão dos dias e das noites.

Translação

A Terra gira ao redor do Sol a cerca de 107 000 quilómetros por hora, levando 365 dias, 5 horas e 48 minutos a realizar uma volta completa, dando origem à sucessão dos anos. Como o eixo do planeta Terra apresenta uma inclinação de 23º e 27’ em relação ao plano da sua órbita em torno do Sol, ocasiona a sucessão dos solstícios e dos equinócios, com a consequente mudança de estação.

Rotação junto com a Galáxia

A nossa Galáxia, a Via Láctea, leva cerca de 250 milhões de anos a rodar em torno do seu centro. A Terra, em conjunto com todo o sistema solar, acompanha esse movimento a uma velocidade aproximada de um milhão de quilómetros por hora.

Translação junto com a Galáxia

Como o Universo se encontra em expansão contínua, a Via Láctea também se movimenta, levando a Terra consigo.

Movimentos Secundários

Movimento das Marés

A contração e descontração cíclica da Terra, influenciada pela gravidade da Lua, dá origem ao movimento das marés.

Variação da excentricidade da órbita

O eixo de translação da Terra umas vezes é mais circular, outras vezes apresenta-se mais elíptico. Esta variação tem uma duração cíclica de 92 000 anos, tendo sido responsável pelas grandes glaciações que ocorreram durante a Pré-história.

Deslocamento de periélio

Variação da órbita terrestre ao redor do Sol. O periélio – o ponto da órbita em qua a Terra se encontra mais próxima do Sol – varia, a cada 21 000 anos, por influência da órbita de outros planetas.

Precessão dos equinócios

Movimento giratório realizado pela projeção da rotação terrestre, no sentido dos ponteiros do relógio, com uma duração cíclica de 25 770 anos. Origina, entre outras consequências, a antecipação dos equinócios e a aparente mudança de posição dos astros no céu.

Nutação

Pequena variação periódica no eixo de rotação da Terra que surge devido à influência da Lua sobre o nosso planeta. Ocorre em cada 18,6 anos, não apresentando consequências dignas de nota.

Obliquidade da eclíptica

Variação entre o plano da órbita da Terra e o plano da linha do Equador. Ocorre a cada 42 000 anos, fazendo com que o eixo de inclinação da Terra varie entre 22º e 24º30’.

Pertubações Planetárias

A Terra realiza alguns movimentos imprevisíveis que produzem pequenas variações nas suas órbitas. Este fenómeno é ocasionado por influência dos outros planetas solares, principalmente de Vénus e Júpiter.

Movimento Helicoidal

Como o Sol também se desloca, o movimento de translação da Terra realiza um movimento helicoidal em direção ao próprio Sol.

Movimento do centro de massa Terra-Lua

Órbita realizada pelo centro de massa constituído pelo sistema Terra-Lua em redor do Sol.

Movimento em torno do centro de massa do Sistema Solar

Movimento realizado pela Terra em redor do centro de massa do Sol e de todos os planetas que circundam ao seu redor.




TOPO