O Leme - Imagens de Portugal
Rota dos Avieiros: embarque em Valada do Ribatejo     mais 36 imagens


Imagem captada a 30 de Junho de 2007

A Rota dos Avieiros é efectuada pela empresa Ollem-Turismo Fluvial, nascida em 2005. Dois objectivos presidiram à sua constituição: a divulgação da beleza natural e desconhecida do rio Tejo na zona ribatejana dos concelhos do Cartaxo e de Salvaterra de Magos e a transmissão das tradições das suas gentes, conhecidas como avieiros.


No início do século XX, a fome fez sair os pescadores da Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, em busca do sustento que as condições do mar alteroso não lhes oferecia durante o Inverno. Subiram o rio Tejo e encontraram esta zona repleta de peixe. Primeiramente, vinham aqui apenas sazonalmente, permanecendo nos seus barcos. Mais tarde, fixaram-se nesta região com as suas famílias, tendo trocado definitivamente a pesca marítima pela fluvial. Os donos das terras da borda d’Água autorizaram-nos a estabelecer-se nas margens do Tejo, tendo estes começado a construir aqui as primeiras barracas de madeira em cima de estacas (palafitas), cobrindo-as com palhas de caniço. As estacas que já usavam nas dunas junto ao mar, serviam-lhes agora para impedir que as cheias do rio atingissem as suas casas. O escritor português Alves Redol fixou-se, durante alguns meses, nesta região, mais precisamente na Aldeia da Palhota, tendo aí recolhido elementos para o seu conhecido romance Avieiros

Programa da empresa fluvial Ollem:

10h00 - Cais de Valada do Ribatejo
10h30 - Embarque e passeio pelo rio Tejo
12h30 - Almoço em restaurante na aldeia avieira o Escaroupim
14h30 - Embarque e visita à aldeia avieira a Palhota
17h00 - Chegada a Valada do Ribatejo

Reservas:

E-mail: ollem@iol.pt ou telemóvel 917204758




Se vive na região de Lisboa e pretende efectuar este passeio, poderá utilizar o programa Cruzeiro Fluvial Rota dos Avieiros, do Inatel. A viagem desde Sete Rios até Valada do Ribatejo - cerca de uma hora - será comodamente efectuada num moderno autocarro com guia turístico, que lhe fornecerá inúmeras informações sobre os Avieiros e as várias localidades do Vale do Tejo.