Início Magazine Motor de Busca

O LEME
Turismo e Cultura

E D I T O R I A L
antecipação do maravilhoso mundo tecnológico do futuro



O assistente pessoal GOOGLE HOME MINI (59 euros) já sabe falar connosco em PORTUGUÊS.

É, sem dúvida, o mais útil e interessante dispositivo ao nosso dispor. Basta dizer “OK Google” e formular uma pergunta: Como se chama o primeiro rei de Portugal? Quantos anos tem Marcelo Rebelo de Sousa? Qual a capital dos Camarões? Onde morreu Vasco da Gama? Qual a farmácia de serviço mais próxima? Onde posso comer aqui perto um hamburguer?

Poderemos dizer-lhe para acender as luzes da nossa casa, ligar o microondas, por na TV o episódio seguinte da série que andamos a ver… Para o efeito, todos esses equipamentos terão de dispor de ligação wi-fi...

De manhã, basta dizer “Bom dia” e o Google Home Mini informa o dia em que estamos, as horas, o estado do tempo e, em breve, fornecerá as principais notícias do dia e o estado do trânsito até ao nosso emprego. À noite, quandos nos despedirmos com um “Boa noite”, pergunta-nos a que horas desejamos ser acordados no dia seguinte.

É uma autêntica companhia! Quando gostamos de alguma coisa costumamos dizer: «Só lhe falta falar». Pois este disposito fala mesmo… por enquanto apenas em português de expressão brasileira, mas, dentro de breves semanas, estará disponível em português europeu.

É certo que podemos obter todas estas informaçõe na internet mas este método é bem mais prático e antecipa o maravilhoso mundo tecnológico do futuro.


Jorge Francisco Martins de Freitas
Editor do Magazine O Leme