| Página Principal | Mais páginas sobre Turismo | Juntar sítio | Contactos |


ÍNDICE
História de Marrocos
Geografia de Marrocos
Cidade de Rabat
Segurança
Como escolher um Hotel
Como chegar a Rabat
Rede de transportes
Língua oficial
Moeda local
Telecomunicações
O Tempo
Principais pontos turísticos
Cultura
Outros sites úteis

Os sites sobre Rabat cuja consulta recomendamos encontram-se redigidos em
Português           Francês           Inglês           Espanhol

MAPA DE MARROCOS
in World Atlas of Maps Flags & Geo Facts


MAPA DE RABAT


TORRE HASSAN


MAUSOLÉU MOHAMED V


IMAGENS DE RABAT EM ALTA DEFINIÇÃO
in Site Oficial do Turismo Marroquino





INFORMAÇÕES FUNDAMENTAIS

GEOGRAFIA DE MARROCOS

Situado no extremo ocidental da África do Norte, numa região designada Magreb, Marrocos possui um litoral que se estende do Mediterrâneo ao Atlântico. A costa mediterrânica é muito acidentada contrariamente à do Atlântico que oferece numerosas praias. Uma imensa planície fértil com inúmeros vales e colinas estende-se entre o Atlântico e a cordilheira do Grande Atlas que atinge, no cume de Toubkal, a Sul de Marraquexe, 4.165 m de altitude.

HISTÓRIA DE MARROCOS

A presença do homem no território marroquino remonta à época pré-histórica, conforme testemunha a descoberta de restos de esqueletos humanos fossilizados perto de Rabat... LER MAIS

A CIDADE DE RABAT

Rabat é a capital do Reino de Marrocos, possuindo uma população de 1 344 000 habitantes (incluindo Salé). Fica situada junto ao mar, na foz do Bu-Regreg. No local hoje ocupado por Rabat existiu a localidade de Chella, designada Sala Colonia pelos Romanos. No século XII, foi a capital do império almorávida. Nesta cidade ergue-se o Palácio Real. É sede do governo, dos ministérios e da administração central. Nela se encontra a maior universidade do país, diversos armazéns, livrarias, cinemas e teatros. A cor branca é a mais utilizada nos edifícios da cidade, muitos dos quais possuem inúmeros pátios floridos e jardins encantadores. A tudo isto dever-se-á juntar as extensas praias de areia dourada, as florestas de sobreiros da Mamora e o acolhedor Royal Golf de Dar Es-Salem. A cidade é dominada pela torre Hassan, com cerca de 44 metros de altura. Junto à torre Hassan não deixe de visitar o mausoléu dedicado a Mohamed V, soberano que levou Marrocos à independência.




Viajar - Marrocos
Rotas & Destinos

SEGURANÇA

Recomenda-se o depósito de objectos de valor e de documentos no cofre da recepção do hotel. É aconselhável que as visitas a Medinas e mercados tradicionais (Fez, Marraquexe, Meknés) se processem com a companhia de um guia oficial, cujos serviços podem ser solicitados, facilmente, junto das delegações de Turismo Marroquino ou nos principais hotéis.

Números de telefone de Emergência:

Polícia: 19
Ambulâncias e Bombeiros: 15

COMO ESCOLHER UM HOTEL

Para que possa ter uma ideia das condições de alojamento praticadas em Rabat, indicamos, a seguir, as páginas web de algumas instalações hoteleiras:


Rabat Hilton

Hotel Bouregreg

COMO CHEGAR A RABAT

Por via aérea

Existem voos entre Lisboa e Casablanca. Desta cidade saem numerosos voos domésticos para as principais cidades marroquinas. A cidade de Rabat é servida pelo Aeroporto Mohamed V.

Por via marítima

Por via marítima efectuam-se diversas ligações diárias de “ferry-boat” a partir de Espanha, principalmente do porto de Algeciras para Tânger (2h30m) e Ceuta (1h30m).

Por via terrestre

Poderá levar o seu carro até Marrocos, utilizando os “ferry-boat” atrás citados. A rede de estradas pode ser considerada razoável. Existem auto-estradas nos percursos Casablanca-Rabat-Arzila (45km a Sul de Tânger), Rabat-Meknes-Fes e Casablanca-Settat. As estradas nacionais entre os principais centros urbanos têm condições de piso aceitáveis. A sinalização rodoviária aparece geralmente em árabe e francês. Poderá, igualmente, utilizar os transportes públicos nas deslocações entre as cidades, embora os autocarros interurbanos sejam de fraco conforto. O grand taxi é mais cómodo mas o preço é elevado e deverá ser regateado antes de encetar o percurso. Este meio de transporte poderá receber mais passageiros que se dirijam para o mesmo destino. Só nas principais cidades é que existe o petit taxi com contador.

Por via ferroviária

A rede ferroviária é boa entre os principais centros urbanos. Os comboios são geralmente confortáveis nestes percursos, especialmente em 1ª classe.

REDE DE TRANSPORTES

Rabat possui carreiras de autocarros e taxis.

LÍNGUA OFICIAL

A língua oficial é o árabe. Falam-se também dialectos berberes, francês, espanhol (no Norte) e inglês.

MOEDA LOCAL

A Moeda local é o Dirham, dividido em 100 cêntimos. 1 euro = 10 Dirhams. Existem notas de 10, 20, 50, 100 e 200 dirhams e moedas de 1, 5 e 10 dirhams; 5, 10, 20 e 50 cêntimos de dirham. É ilegal trocar divisas na rua; só deverá fazê-lo em agências de câmbio oficiais ou na recepção do hotel. É proibido importar ou exportar dirhams. O recibo da operação de câmbio é indispensável para, no final da estadia, reconverter dirhams em divisas. Os bancos funcionam de 2ª a 5ª Feira das 8:30 às 16:30, com intervalo das 11:30 às 14:30. Às 6ª Feiras funcionam das 8:30 às 11:15 e das 14:45 às 16:30. Alguns abrem ao Sábado das 9h30 às 12h00. Tal como em Portugal, poderá efectuar levantamentos em máquinas idênticas ao Multibanco. A rede ATM tem uma boa cobertura nas principais cidades marroquinas. Os cartões de crédito são aceites nos grandes hotéis, lojas e restaurantes, bem como em agências de viagem e estações de serviço.

TELECOMUNICAÇÕES

Para além da rede fixa, podem ser utilizados, em rooming, os telemóveis aderentes a todas as redes portuguesas.

O TEMPO


Previsões para os próximos dias...



PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS

Museu Etnográfico das Oudayas
Museu Arqueológico de Rabat
Museu de Ciências Naturais

CULTURA

Marrocos Cultural: El Marruecos Cultural
Galeria de Arte Virtual: Peintres du Maroc
Galeria de Arte Virtual: Moroccan Pictural Art

OUTROS SITES ÚTEIS

Embaixada de Marrocos

    Morada da Embaixada
    Rua Alto do Duque, 21
    Restelo
    1400 LISBOA
    Telefone 213 020 842

    Morada do Turismo de Marrocos
    Rua Artilharia Um, 79 / 85
    1200 Lisboa
    Telefone: 213 885 871

Ministério das Comunicações

MOTORES DE BUSCA MARROQUINOS

Ir para o início da página