ÍNDICE

Informações fundamentais
Segurança
Como escolher um Hotel
Como chegar a Riga
Rede de transportes
Língua oficial
Moeda local
Telecomunicações
O Tempo
Principais pontos turísticos
Eventos Culturais
Outros sites úteis

Os sites sobre Riga cuja consulta recomendamos encontram-se redigidos em

Português           Espanhol           Inglês           Letão          

Centro de Informação Turística


Guia dos Museus


Museu Estatal de Arte


Igreja de São Pedro


INFORMAÇÕES FUNDAMENTAIS


A Letónia, designada oficialmente como Latvijas Republika, possui um relevo muito suave (o ponto mais alto, Gaizins, encontra-se apenas a 310 metros acima do nível do mar). É bastante arborizada, possuindo lagos e rios que vão desaguar no mar Báltico e no Golfo de Riga. Ao longo dos 495 kms da sua costa, encontram-se lindíssimas praias. Usam dois terços das terras cultiváveis para produzir cereais e, a restante, para pastorícia. As principais indústrias são a metalúrgica (barcos, automotoras, vagões de caminho de ferro e maquinaria agrícola) seguidas pela de motocicletas, electrodomésticos e instrumentos científicos. Toda esta indústria contamina os rios e os lagos do país, tornando-se um dos mais importantes problemas que esta nação tem de resolver.
Os letões e lituanos são os dois ramos mais importantes dos povos indoeuropeus do Báltico, possuindo um idioma e uma cultura diferenciada dos alemães e dos eslavos. A população letoniana constitui 52% do total do país, seguida de 34% de russos e 14% de polacos, bielorrussos, ucranianos, lituanos e estónios. A maioria da população é seguidora da igreja evangélica luterana, ocupando os católico o segundo lugar.
Politicamente é uma república parlamentar, tendo como presidente, desde 1999, a senhora Vaira Vike-Freiberga e, como primeiro ministro, desde 2000, o senhor Einars Repse.
A Letónia integra, entre outras, as seguintes organizações: OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico), a BERD (Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento) e a ONU (Organização das Nações Unidas). A nível Europeu faz parte do Conselho da Europa e do Conselho dos Estados do Mar Báltico.
Em 20 de Setembro de 2003, realizar-se-á, na Letónia, um referendo sobre a adesão do país à União Europeia. Se este, conforme se espera, for favorável, permitirá a esta nação tornar-se membro efectivo a partir do dia 1 de Maio de 2004.
Riga, a capital, situa-se no golfo do mesmo nome, no mar Báltico, possuindo, de acordo com o censo de 2001, 759.000 habitantes.

Reportagens Fotográficas do Portal O Leme
Um olhar português sobre Riga
Palácio de Rundale (a 75 Km de Riga)
Guia del Mundo - Historia de Letonia
Guia Oficial da cidade de Riga
Site Oficial do Turismo de Riga
Guia turístico de Riga


SEGURANÇA


As condições de segurança são razoáveis. Aconselha-se, no entanto, a que não deixe sem vigilância os seus bens pessoais nas portarias de hotéis, restaurantes, gares de comboio, aeroportos, etc.

Telefones:     Polícia -     Emergência Médica -

COMO ESCOLHER UM HOTEL


Para que possa ter uma ideia das condições de alojamento praticadas em Riga, indicamos, a seguir, as páginas web de algumas instalações hoteleiras:


Hotel 5

Hotel 4

Hotel 3


Letonia - Todos los hoteles


COMO CHEGAR A RIGA


Riga é uma cidade bastante visitada. Para além do avião e das carreiras europeias de autocarros, está ligada, por comboios, à rede ferroviária europeia. O aeroporto de Jurmala fica a cerca de 10 km a sudoeste de Riga, estando a ela ligado pela autoestrada A10. Por 0.25Ls, a carreira de autocarros expresso 22a leva os turistas, em cerca de 20 minutos, até ao centro da cidade (zona da Ópera). Os taxis dispendem cerca de 15-20 minutos a realizar o mesmo percurso, importando em cerca de 5-6Ls.


Diversas companhias de aviação fazem escala no aeroporto que serve a cidade.



REDE DE TRANSPORTES


Riga possui autocarros, eléctricos e tróleis.


LÍNGUA OFICIAL


A língua oficial é o letão (62%). Outras línguas: russo (36%) e polaco (2%). Em Riga não encontrará grandes dificuldades em se fazer compreender se falar a língua inglesa.


MOEDA LOCAL


A unidade monetária é o lats da Letónia., estando em circulação notas de 5, 10, 20, 50, 100 e 500 lats e moedas de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 cêntimos e 1, 2 e 100 lats. As notas podem ser levantadas, tal como em Portugal, em máquinas ATM idênticas ao Multibanco que aceitam, entre outros, os seguintes cartões:
Câmbio no dia 30-07-2003: 1 EUR = 0,6504 LVL.




TELECOMUNICAÇÕES


Os telefones públicos operam com moedas e, principalmente, com cartões (Telekarte) que podem ser comprados em diversos locais, nomeadamente em quiosques e nos postos de correio, ao preço de 2, 3 e 5Ls. Consulte a sua companhia de telemóveis em Portugal (TMN, Vodafone ou Optimus) para saber se o seu telemóvel está configurado para efectuar operações de rooming junto de pelo menos um dos operadores letões.


O TEMPO



Previsões para os próximos dias...



PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS


Museu Estatal de Arte: Valsts Mâkslas muzejs
Igreja de São Pedro: St.Peter Church

EVENTOS CULTURAIS

Música, teatro, dança, filmes, arte, leituras, literatura, entretenimentos, desportos...

Agenda Cultural: Riga this Week

OUTROS SITES ÚTEIS


A Embaixada da República da Letónia em Lisboa não tem página web.
Pode ser contactada através do telefone 217 815 120 ou, presencialmente, no seguinte endereço:
    Av. Miguel Bombarda, 36 - 5º C
    1050-165 LISBOA


MOTORES DE BUSCA DA LETÓNIA

Ir para o início da página