Início Magazine Teateo, Cinema e TV EUA

MAGAZINE
Teatro, Cinema e Televisão de Portugal



Ana Zanatti

A 26 de junho de 1949, nasce, em Lisboa, a atriz, escritora e apresentadora de televisão portuguesa Ana Maria Zanatti Olival, mais conhecida como Ana Zanatti.

Na sua juventude, Ana Zanatti estudou no Colégio do Sagrado Coração de Maria e, posteriormente, nos liceus Rainha D. Leonor e Pedro Nunes.

Concluído o Ensino Liceal, ingressou no curso de Filologia Românica na Faculdade de Letras de Lisboa tendo-o abandonado durante o 3.º ano para frequentar o Curso de Teatro do Conservatório Nacional.

Estreou-se como atriz em 1968, no Teatro Trindade, com a peça Cautela Libertino, de Luigi Pirandello.

No mesmo ano, estreia-se igualmente no cinema, com A Estrada da Vida, de Henrique Campos e é convidada para apresentadora de programas na RTP. Ao longo de 26 anos de atividade na televisão pública, apresentou telejornais, concursos, programas culturais e cinco edições do Festival da Canção. Emprestou, igualmente, a sua voz para inúmeros documentários, tanto na RTP como no canal Odisseia.

Em 1975, estreou-se como produtora em conjunto com a atriz Zita Duarte, traduzindo e levando à cena a peça A Verdadeira História de Jack Estripador, de Elizabeth Huppert.

Em 1982, desempenhou o papel de protagonista no filme O Lugar do Morto, que constituiu um momento alto na sua carreira, dada a boa receção que esta produção de António Pedro Vasconcelos teve junto de um vasto público.

Participou, também, em Vila Faia, a primeira telenovela portuguesa.

Em 1988, é coautora, com Rosa Lobato de Faria, da telenovela Passerelle, encetando inúmeros outros trabalhos criativos, alguns dos quais apresentados por ela própria como é o caso de Sete Palmos de Testa, na RTP2.

A peça "O Ensaio", de Jean Anouilh, encenada por João Lourenço, marca o seu regresso ao teatro em 1995, ao mesmo tempo que, na televisão, deixa a sua marca em inúmeras séries e telenovelas, como A Senhora Ministra, Nós os Ricos, Morangos com Açúcar, a Senhora das Águas e muitas outras.

É autora de letras para canções interpretadas por diversos cantores, como Lara Li, Mafalda Sacchetti, Paulo de Carvalho, Dina, Lena d'Água, Alexandra e muitos outros.

No campo da Literatura, publicou, em 2003, o seu primeiro romance, Os Sinais do Medo, seguindo-se Agradece o Beijo e contos infantis.

Em 2013, publicou o romance E onde é que está o Amor?.

Em 2015, participou na novela da SIC Coração d'Ouro e, em 2016, na serie Terapia da RTP, interpretando o papel de um terapeuta.

Em 2016, publicou o ensaio O Sexo Inútil.




TOPO